Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

CIM do Médio Tejo promove Jogos Tradicionais na região

A CIM do Médio Tejo encontra-se a promover, no âmbito das Olimpíadas do Médio Tejo, uma prova intermunicipal de Jogos Tradicionais. Em cada um dos treze municípios associados terá lugar um encontro de apuramento para a finalíssima, com data marcada para 5 de outubro, em Tomar.

- Publicidade -

A inscrição no apuramento é gratuita e não tem limite de idade. Os interessados podem escolher participar em um ou mais jogos entre os dez disponíveis: malha (de madeira); andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; e compostela.

Os Jogos Tradicionais permitem fortalecer laços sociais e de solidariedade entre os praticantes, independentemente da idade, género, etnia ou classe social. Este carácter de inclusão é importante para despertar o sentimento de pertença à comunidade e fomentar o relacionamento entre gerações, ao mesmo tempo que se valorizam as memórias e as tradições do Médio Tejo.

- Publicidade -

A promoção e o desenvolvimento de competências de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência, assim como o aprofundamento de competências intelectuais são outras das vantagens dos Jogos Tradicionais, contribuindo também para um estilo de vida menos sedentário.

Para as Olimpíadas do Médio Tejo foram selecionadas, para além dos Jogos Tradicionais, outras três modalidades: Natação, Orientação e Cicloturismo. Através da organização de provas nestas modalidades, a CIM do Médio Tejo pretende promover o desporto para todos e não de competição, dar a conhecer a região através da prática desportiva saudável, reforçar a notoriedade da região e da marca “Médio Tejo”, e estimular a vertente de lazer associada ao desporto.

A primeira sessão decorreu no dia 28 de maio, em Constância, com o jogo de Andas (verticais), sendo que Entroncamento e Ourém acolhem as Olimpíadas do Médio Tejo a 19 junho, com os jogos da badalada e do burro.  A última sessão, antes grande final, está agenda para o dia 18 de setembro, em Torres Novas, com a tração à corda. A participação é gratuita e aberta a elementos de todas as idades.

Cartaz Olimpíadas do Médio Tejo

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome