Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

CHMT | Enfermeiros recebem Formação em Suporte Imediato de Vida

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo, na Unidade de Torres Novas, recebem Formação em Suporte Imediato de Vida (SIV), uma formação que é realizada 4 vezes por ano no CHMT, onde se reforçam aprendizagens quanto a técnicas e abordagens adequadas a situações de reanimação.

- Publicidade -

Segundo informação do CHMT, este curso é reconhecido pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR) e desenvolvido de acordo com as orientações do European Resuscitation Council (ERC). Uma formação realizada internamente, uma vez que o departamento de Urgência do CHMT está acreditado para a realização desta formação, não necessitando de recorrer a entidades externas.

João Paulo Cabrita, enfermeiro coordenador da formação, explica que no decorrer do curso “treinamos os nossos enfermeiros do CHMT a integrarem as equipas de suporte avançado de vida. Ficam capacitados a saber o que se passa na reanimação, a fazerem parte da mesma, quais as drogas a administrar, qual a intensidade do choque que é para dar, quais os tempos de reanimação e onde se devem posicionar e qual o seu papel durante essa mesma reanimação”.

- Publicidade -

“Esta é uma formação que acrescenta à formação que o enfermeiro tem de base porque, infelizmente, não é muito aprofundada nas escolas. Esta é uma formação que é feita pelo próprio no seu dia-a-dia e depois consolidada nos cursos que aqui fazemos, desde 2006”, refere o enfermeiro coordenador do curso SIV, acrescentando que “estes enfermeiros ficam capacitados a iniciar determinado tipo de ações, a desfibrilhar e a administrar drogas mesmo antes da chegada de médico, em situações de paragem… vai-se lucrar em termos de sobrevida do doente”.

Foto: CHMT
Foto: CHMT

Joana Correia Mourão, enfermeira no serviço de Medicina Interna e formanda deste curso, afirma serem “muito importantes estas formações, pois na maior parte das vezes não estamos capacitados para atuar numa situação de emergência, que é uma situação muito stressante onde pode acontecer estarem familiares dos doentes ao pé e é necessário aprendermos estratégias para conseguirmos manter a calma e termos uma abordagem eficiente”.

A realização desta formação permitiu a aprendizagem de várias abordagens, nomeadamente a utilização do desfibrilhador. “Aprendi a trabalhar com desfibrilhador, não sabia… é uma mais-valia para a nossa prática profissional, para o nosso dia, temos uma maior contribuição na saúde dos doentes”, finalizou a enfermeira.

Foto: CHMT
Foto: CHMT

Para além deste curso em Suporte Imediato de Vida, o departamento de Urgência promove ainda a Formação em Suporte Avançado de Vida direcionada a médicos, que se realiza uma vez por ano, e Cursos de Suporte Básico de Vida dirigido a todos os profissionais do CHMT. Duas vezes por ano realizam o Mass Training destinado a alunos a partir do nono ano de escolaridade e que envolve mais de 200 jovens, repartidos pelas três Unidades Hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome