Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Música e festa brava na Semana da Ascensão

A tradicional Semana da Ascensão, ponto alto das comemorações da vila da Chamusca, vai este ano decorrer apenas em espaços fechados com controlo de entradas, não se realizando eventos de rua, anunciou o município.

- Publicidade -

Embora num formato reduzido e com número limitado de espetadores, a Semana da Ascensão está de regresso à Chamusca entre os dias 8 a 16 de maio, com a Praça de toiros a receber duas corridas e o cineteatro a acolher os concertos musicais, limitados a 130 pessoas.

Aquele que é o ponto alto do evento, a tradicional entrada de toiros na quinta feira de Ascensão, feriado municipal, não vai ter lugar uma vez que não é possível controlar o número de pessoas na rua. Também as tradicionais tasquinhas e pavilhões das instituições sociais e do tecido económico concelhio não poderão estar representadas este ano devido à pandemia.

- Publicidade -

Se em 2020 a principal festa da Chamusca se ficou pela celebração digital, devido à pandemia da covid-19, este ano o município optou por uma solução mista para não comprometer a permanência do concelho fora das zonas de risco, já que um retrocesso no desconfinamento teria impactos para as pessoas e a economia local, disse à Lusa o presidente da Câmara, Paulo Queimado, lembrando que no concelho residem apenas cerca de 10.000 pessoas.

A festa vai centrar-se no Cine Teatro da Chamusca, de 08 a 16 deste mês, com atuações de artistas chamusquenses e também de músicos como João Chora (dia 08) ou José Cid (dia 16), entre outros, com a lotação da sala limitada a 130 lugares e a ser obrigatório o uso de máscara.

O programa integra duas corridas de touros, a primeira no dia 13, Quinta-feira da Ascensão, feriado municipal, às 17:00, e a segunda no dia 15, sábado, à mesma hora, também com a praça limitada a um terço da capacidade, sendo que não se vai realizar a tradicional entrada de touros do dia da Ascensão, que habitualmente reúne milhares de pessoas na Rua Direita, mantendo-se a missa campal e a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais.

 “Depois de grande ponderação e de serem divulgados os números da covid-19 no concelho, decidimos que a Ascensão deste ano teria de ser feita em formato ainda muito reduzido”, afirmou o presidente da Câmara.

Paulo Queimado (PS) afirma que a autarquia não quer deixar de assinalar “tão importante data para o concelho”, e por isso apresenta “um programa de concertos e atividades para a semana da Ascensão, onde estão incluídas duas corridas de toiros, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros e com as Normas da DGS, abrindo a possibilidade dos concertos e das corridas de toiros serem realizados com público”.

Já em 2020, o Município transformou aquela que é a festa maior do concelho, numa celebração digital, com a difusão de conteúdos em direto através das redes sociais do Município, nomeadamente, através da página oficial do Facebook.

Este ano, vários artistas chamusquenses vão passar pelo Cine Teatro da Chamusca, sala com uma lotação máxima de 130 lugares, sendo obrigatório o uso de máscara. 

Cineteatro da Chamusca. Foto: mediotejo.net

O programa começa no sábado, dia 8 de maio, pelas 21h00, com a atuação de João Chora. O cartaz musical prossegue durante nove dias com as atuações de Joaquim Lourenço (9 de maio), Rui Tanoeiro (10 de maio), Marisa Ferreira (11 de maio), Tertúlia Fadista (12 de maio), Luís Trigacheiro (13 de Maio), Padre José Luís Borga (14 de maio), Manuel João Ferreira (15 de maio) e José Cid (16 de maio).  

A aquisição de bilhetes pode ser feita na plataforma Ticketline, ou no Balcão Único do Município. No entanto, toda a gente vai poder acompanhar os espetáculos através das transmissões online.

Ao longo dos nove dias de festa, estão previstos workshops com temáticas relacionadas com a Semana da Ascensão, que irão decorrer na Loja Solidária “A Botica”, limitados à participação de quatro adultos e quatro crianças. 

Praça de toiros da Chamusca. Foto: CMC

Duas corridas de touros 

O programa da Ascensão integra duas corridas de touros, a primeira no dia 13 de maio, feriado municipal em Quinta Feira de Ascensão, pelas 17h00; e a segunda corrida, no dia 15 de maio, sábado, pelas 17h00. A tourada de dia 13 é uma corrida mista, com os cavaleiros Luís Rouxinol e João Salgueiro da Costa, o matador Joaquim Ribeiro (Cuqui). A pegar vão estar os Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca e os touros em praça são da Ganadaria São Torcato. 

No dia 15 de maio realiza-se a segunda corrida de touros da Ascensão, sendo esta uma Corrida de Touros à Portuguesa. Os cavaleiros em praça vão ser António Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles filho e Tristão Ribeiro Telles. Pegam dois grupos: os forcados Amadores do Ribatejo e Forcados Amadores da Chamusca. Os touros são da Ganadaria Vale Sorraia.  

A atividade tauromáquica vai resumir-se a estas duas corridas. Aquele que é o ponto alto do evento, a tradicional entrada de toiros na quinta feira de Ascensão, feriado municipal, não vai ter lugar uma vez que não é possível controlar o número de pessoas na rua.

No dia 13 de maio, pelas 09h00, será celebrada a Missa Campal na Ermida de Nossa Senhora do Pranto e a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, cerimónia religiosa de grande significado para os chamusquenses. 

As atividades do dia culminam com a grande atuação de Luís Trigacheiro, vencedor do concurso televisivo “The Voice Portugal”, pelas 21h00 no Cine Teatro.  

c/LUSA

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome