Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Semana da Ascensão regista maior adesão de expositores

Na Chamusca está tudo a postos para a realização de mais uma Semana da Ascensão, que vai decorrer de 25 de maio a 2 de junho, evento que implica um orçamento de cerca de 250 mil euros.

- Publicidade -

Maior número de expositores, o jardim social como espaço de partilha intergeracional, aposta na “prata da casa” ao fim de semana, concertos com nomes famosos do mundo da música e, claro, a festa brava num ano em que se comemoram 100 anos da Praça de Touros da Chamusca são alguns dos aspetos realçados ao mediotejo.net pelo presidente da Câmara Municipal da Chamusca.

Paulo Queimado começou por destacar “a melhoria contínua dos eventos” e “a crescente afirmação da marca Ascensão e da marca Chamusca O Coração do Ribatejo”.

- Publicidade -

Este ano, a procura dos expositores excedeu todas as expectativas ao ponto de ter de se dar prioridade aos expositores do concelho. Este facto, refere o autarca, obriga a repensar o modelo de distribuição dos stands no próximo ano. Mesmo assim, para a edição que começa esta semana o espaço dedicado aos expositores foi ampliado mas não o suficiente para dar resposta à procura.

Novidade este ano é o jardim social como espaço de partilha intergeracional. A autarquia decidiu juntar no mesmo local os stands representativos da área social ligados à divisão de intervenção social. Ali vão partilhar o mesmo espaço as representações dos setores da educação, juventude, seniores e desporto, universidades seniores, IPSSs, CPCJ e Ludoteca, “para mostrar ao resto da comunidade que estamos a trabalhar estas áreas em conjunto”, explica Paulo Queimado.

O autarca destacou o papel fundamental que as associações têm tido na Semana da Ascensão. No sentido de compensar e apoiar essa entrega em alguns casos “no duro”, a Câmara aprovou na reunião do dia 21 protocolos de colaboração administrativa e financeira com a Associação Eh! Toiro, com o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo e com a Associação Hípica do concelho da Chamusca para as atividades que desenvolvem durante a Semana da Ascensão.

A aposta na “prata da casa” passa pela reserva do Cineteatro para os artistas da terra nos dois fins de semana.. Por ali vão passar as duas companhias de teatro da Chamusca (Chamusc’Art e Companhia de Teatro do Ribatejo), a banda filarmónica da Carregueira e Pedro Pinhal e amigos fadistas da Chamusca.

As entradas são simbólicas, sendo de notar que a maior parte das associações já decidiu que o valor angariado reverte para causas sociais.

Duas corridas de toiros fazem parte do programa da Semana, a 30 de maio, quinta feira da Ascensão, e no dia 1 de junho. Na primeira corrida o cavaleiro Francisco Palha vai ter de ser substituído porque entretanto lesionou-se. Confirmados estão o cavaleiro  Luís Rouxinol, os matadores António João Ferreira e Nuno Casquinha, Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca e toiros da ganadaria Manuel Veiga. Na corrida do dia 1 atuam os cavaleiros João Moura Jr., João Salgueiro da Costa e Duarte Pinto. Os toiros da ganadaria Passanha vão ser pegados pelos Amadores de Santarém e do Aposento da Chamusca.

Ao longo dos nove dias haverá largadas de toiros, entradas, encierros e desencierros, com o natural destaque para a emblemática entrada de toiros de quinta feira de Ascensão pela EN118.

A poucos dias do início da festa maior da Chamusca, o presidente da Câmara reconhece que se sente “aquele nervoso miudinho de toda a gente”. “Já se vê espigas no ar, toda a gente fala na Ascensão e já se sente a emoção das pessoas na rua”, observou.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome