Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Quatro concursos para obras de requalificação urbana ficam desertos

Os quatro concursos públicos lançados em outubro pela Câmara da Chamusca para Requalificação Urbana ficaram desertos, ou seja, não registaram qualquer empresa interessada. O valor total das quatro empreitadas ascende a 2,5 milhões de euros.

- Publicidade -

Em reunião de executivo, o presidente da autarquia considerou que o facto de não haver empresas interessadas deve-se não tanto ao fator preço, mas sim por haver muitas obras em simultâneo e não haver capacidade de resposta. Além disso, “parece que as empresas estão a tentar que os preços sejam puxados substancialmente para cima”.

As empreitadas de Requalificação Urbana da Chamusca estavam divididas em quatro áreas de Intervenção, cada uma com o seu preço base: 1 – 968.901 euros; 2 – 407.226,15 euros; 3 (Área Envolvente aos Edifícios da Câmara Municipal, Correios e Cine-Teatro) – 761.862,07 euros; e 4 (Área Envolvente à Futura Casa das Artes) – 551.288,80 euros, valores a que acresce o IVA.

- Publicidade -

Paulo Queimado (PS) explicou que a ideia de lançar os quatro concursos em simultâneo era para que as empresas rentabilizassem o estaleiro para as várias empreitadas, permitindo baixar custos.

Uma vez que os concursos ficaram desertos há a possibilidade de a Câmara avançar para ajustes diretos. E com esse objetivo que os serviços técnicos da autarquia estão a contactar algumas empresas.

Para já, na reunião do dia 9, o que o executivo decidiu foi revogação a decisão de contratar através de concurso público em relação às quatro empreitadas.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome