Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Primeiro álbum do fadista Rui Tanoeiro lançado a 1 de dezembro

O lançamento do primeiro álbum de fado a solo de Rui Tanoeiro está agendado para dia 1 de dezembro, no cineteatro da Chamusca. Este é um trabalho com produção musical de José Cid e que conta com a participação dos músicos Bruno Mira (Guitarra Portuguesa), Pedro Pinhal (Viola de Fado), Rui Santos (Viola Baixo), Samuel Henriques (percussão) e Hélio Vieira (teclados). 

- Publicidade -

O álbum, que conta com alguns temas com letra da autoria do próprio Rui Tanoeiro, tem ainda letras de José Cid, João José Samouco da Fonseca, Pedro Homem de Mello, Ada de Castro, entre outros.

Foi nas tertúlias da Chamusca que Rui Tanoeiro aprendeu a gostar de fado e a cantá-lo. Ao fim de 14 anos de carreira vai lançar o seu primeiro trabalho discográfico a solo, em nome próprio “Rui Tanoeiro”, com 12 temas de fado.

- Publicidade -

Já em 2013, Rui Tanoeiro lançou um livro de poemas que vinha acompanhado por uma maquete com cinco temas, um primeiro trabalho ainda sem o fôlego do novo álbum.

Foram as tradições da Chamusca que o chamaram para o fado. Cresceu nesta vila sempre habituado a ouvir fado nas tertúlias, com amigos, ou não fosse a Chamusca uma “terra de bons músicos, bons fadistas e até referências a nível nacional”, como reconhece o fadista.

No espetáculo de lançamento do disco vai visitar as músicas do álbum e outros temas que têm marcado a carreira do fadista desde 2006.

Lançamento do primeiro álbum do fadista Rui Tanoeiro decorre a 1 de dezembro na Chamusca. Foto: DR

Um mês antes da primeira data do espetáculo já tinha mais de meia casa reservada. Rui diz esperar “que seja uma casa cheia, de bom ambiente e boa disposição e que as pessoas apreciem o trabalho”. Mas quem comprou bilhete nessa altura vai poder agora utilizá-lo.

Nesta altura aponta como objetivo promover o seu trabalho, “fazê-lo chegar ao máximo de pessoas possível e que o feedback seja positivo”.

Como parte deste objetivo, foi lançado o videoclip do primeiro single “Noites Frias”, disponível nas redes sociais. O fadista tinha previsto lançar o trabalho a 15 de março de 2020, mas teve de ser adiado devido à pandemia.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome