Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Município dá a provar iguarias no Festival de Gastronomia 

O Dia do Município da Chamusca no Festival Nacional de Gastronomia, que decorre em Santarém, na Casa do Campino, assinala-se no dia 2 de novembro, no espaço do stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

- Publicidade -

Entre as 14h30 e as 16h30 há degustação de doçaria tradicional da Chamusca, nomeadamente das Trouxas de Ovos de Trouxas da Cuca. Entre as 17h00 e as 18h30, realiza-se uma Prova de Azeite e Mel com os produtores Casal da Vinha. Entre as 19h00 e as 21h00 decorre uma degustação de produtos típicos do concelho, como Ferraduras, Broas de Mel e Pão de Milho. O Município da Chamusca vai estar também a fazer a divulgação turística com material promocional do concelho.

No dia 1 de novembro, é apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, às 17h00, um trabalho promovido pela Confraria da Gastronomia do Ribatejo e cuja recolha foi efetuada por Armando Fernandes, em colaboração com os Municípios envolvidos.

- Publicidade -

A recolha de receitas envolveu também as Universidades Sénior, Centros de Dia e Lares de 3.ª Idade. No concelho da Chamusca as receitas recolhidas tinham como base os produtos hortícolas com especial incidência em couves, feijão (vários tipos), grão, tomate, azeite, azeitonas, favas, ervilhas, as ervas de cheiro e algumas “ervas bravas”; bacalhau, carne de porco e galináceos; não esquecendo o pão de trigo e pão de milho.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome