Chamusca | Município ativa 1ª fase do Plano de Contingência e toma medidas preventivas adicionais

Câmara da Chamusca. Foto: DR

Cancelamento de eventos, encerramento temporário de alguns serviços, restrições na utilização de espaços públicos, suspensão de várias atividades regulares e de atendimento presencial pelo Executivo são algumas das medidas preventivas adotadas pelo Município da Chamusca e previstas no Plano de Contingência para a Infeção pelo Coronavírus-COVID19.

PUB

Apesar de este documento se destinar sobretudo à sua estrutura interna de funcionários e colaboradores, ele tem reflexos nos serviços prestados pela Câmara.

Para já, a nível municipal, foi ativada a 1.ª fase do Plano de Contingência, a Fase de Monitorização, uma vez que não existe qualquer registo de colaboradores / funcionários com suspeitas ou confirmação de infeção pelo COVID-19.

PUB

O Presidente da Câmara, Paulo Queimado, emitiu um despacho com todas as medidas em detalhe abrangidas pelo Plano de Contingência, que “será avaliado diariamente e serão adotadas e reforçadas as medidas necessárias para contenção da propagação do vírus, sempre que se justifique”, anuncia.

Todas as medidas “são de prevenção, não havendo quaisquer razões para alarmismo, uma vez que tanto no território do concelho como na região não existem casos positivos de infeção pelo COVID-19, conforme informação oficial da Direção-Geral de Saúde”, lê-se no referido despacho.

Como medidas de salvaguarda da saúde pública são anunciadas várias medidas como o encerramento ao público da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva e atividade da biblioteca itinerante. São suspensos todos os eventos nos espaços culturais municipais ou que estejam sob a gestão municipal, todas as autorizações para utilização do espaço público com presença previsível de mais de 150 pessoas, assim como a suspensão de apoio logístico a eventos e todas as cedências de transporte em viaturas do Município.

A utilização dos equipamentos desportivos sob gestão municipal fica restringida às atividades regulares e a competições federadas oficiais, de acordo com as recomendações das respetivas federações, e são suspensas as atividades promovidas pelo Município junto da comunidade sénior e mais vulnerável, nomeadamente Centros de Dia e Universidades Sénior.

Define-se limitação nas deslocações e participação em reuniões e formações presenciais dos funcionários do Município, privilegiando as comunicações por videoconferência;

Na Câmara são suspensos os atendimentos presenciais do executivo municipal, sendo substituídos por atendimento via telefónica.

Foram também cancelados todos os eventos organizados ou apoiados pelo Município no Cineteatro da Chamusca, nomeadamente, o concerto de apresentação do disco a solo de Rui Tanoeiro (15 de março) e o Concerto Promenade, pela Banda SFIRC Vitória da Carregueira (22 de março), que “serão reagendados logo que possível”, anuncia a autarquia.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here