Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Junho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Monumento homenageia Toiro Bravo no dia principal da Semana da Ascensão

No feriado municipal de quinta feira de Ascensão, o município da Chamusca vai inaugurar pelas 11h30, junto à praça de toiros, o monumento de homenagem ao Toiro Bravo, uma obra da autoria do escultor Rui Fernandes.

- Publicidade -

A inauguração do monumento chegou a estar anunciada para a Semana da Ascensão de 2019, ano do centenário da praça de toiros, mas acabou por ser adiada, tendo lugar este ano no dia principal da Semana da Ascensão.

O monumento inclui imagens dos ferros (marcas) das ganadarias que existiram e existem no concelho, não fosse a Chamusca a capital da tauromaquia.

- Publicidade -

Rui Fernandes é autor de vários monumentos dentro da temática taurina por exemplo no vizinho concelho da Golegã, onde reside.

Este ano e à semelhança do que aconteceu o ano passado, devido à pandemia, no dia do ponto alto da Semana da Ascensão, não haverá entrada de touros, evento que atrai milhares ao “Coração do Ribatejo”. A explicação para a suspensão desta tradição tem a ver com o evitar aglomerações de pessoas.

Segundo a autarquia, tudo o que seja eventos sem controlo de entradas não devem ser realizados. E esta restrição abrange, além da entrada de touros, as tradicionais tasquinhas, os espetáculos ao ar livre, a mostra empresarial do concelho e a feira social.

Mesmo assim, a Semana da Ascensão este ano já inclui um programa cultural com espetáculos ao vivo no cineteatro, espaço que fica reduzido a 130 lugares. Para compensar esta limitação, a organização continua a emitir todos os concertos através das plataformas online.

Pelo palco do cineteatro têm passado vários artistas da terra. O programa começou no dia 8 de maio com a atuação do fadista João Chora, seguindo-se Joaquim Lourenço (dia 9) e Rui Tanoeiro (dia 10). Prossegue com Marisa Ferreira (dia 11), Tertúlia Fadista (dia 12), Luís Trigacheiro (13 de Maio), Padre José Luís Borga (14 de maio), e Manuel João Ferreira (15 de maio), encerrando com a atuação do músico chamusquense José Cid (16 de maio).  

A aquisição de bilhetes continua a poder ser feita na plataforma Ticketline, ou no Balcão Único do Município. 

Ao longo dos nove dias de festa, estão a decorrer na Loja Solidária “A Botica”, workshops com temáticas relacionadas com a Semana da Ascensão. 

Imagens que a pandemia apagou em 2020 e 2021

Duas corridas de touros 

O programa da Ascensão integra duas corridas de touros, a primeira no dia 13 de maio, feriado municipal em quinta feira de Ascensão, pelas 17h00; e a segunda corrida, no dia 15 de maio, sábado, pelas 17h00. A tourada de dia 13 é uma corrida mista, com os cavaleiros Luís Rouxinol e João Salgueiro da Costa, o matador Joaquim Ribeiro (Cuqui). A pegar vão estar os Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca e os touros em praça são da Ganadaria São Torcato. 

No dia 15 de maio realiza-se a segunda corrida de touros da Ascensão, sendo esta uma Corrida de Touros à Portuguesa. Os cavaleiros em praça vão ser António Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles filho e Tristão Ribeiro Telles. Pegam dois grupos: os forcados Amadores do Ribatejo e Forcados Amadores da Chamusca. Os touros são da Ganadaria Vale Sorraia.  

No dia 13 de maio, pelas 09h00, será celebrada a Missa Campal na Ermida de Nossa Senhora do Pranto e a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, cerimónia religiosa de grande significado para os chamusquenses. 

As atividades do dia culminam com a grande atuação de Luís Trigacheiro, vencedor do concurso televisivo “The Voice Portugal”, pelas 21h00 no cineteatro.  

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome