- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 17, 2022
- Publicidade -

Chamusca | Megaprojeto de central fotovoltaica na herdade da Galega (c/ÁUDIO)

As atuais áreas de eucalipto da herdade da Galega, no concelho da Chamusca, vão desaparecer praticamente na totalidade e dar lugar a uma central fotovoltaica, anunciou o presidente da Câmara em reunião de executivo. Paulo Queimado revelou que o projeto apresentado pelos promotores vai ocupar uma área de 500 hectares.

- Publicidade -

A futura central de painéis fotovoltaicos terá uma potência de cerca de 300 megawatts (MW). “É considerável”, salienta o autarca. O projeto vai obrigar à criação de uma linha de cerca de 25 km até à central do Pego para transporte da energia.

Presidente da Câmara da Chamusca na reunião de 9 de março

- Publicidade -

Além deste megaprojeto, a herdade da Galega tem prevista a criação de mais 10 pontos de entrega (centrais) com cerca de 2,5 hectares cada um, o que totaliza mais 25 hectares.

Situada junto ao Ecoparque do Relvão, a Herdade da Galega estende-se ao longo de mil hectares, área ocupada sobretudo por eucalipto. Ali funciona uma unidade de alojamento rural, uma exploração pecuária, a oferta de atividades de observação de fauna e flora e funciona como reserva de caça, com veados e javalis.

- Publicidade -

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome