- Publicidade -

Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

Chamusca | Honra e mérito reconhecidos pela Junta de Freguesia

“Demonstrar a gratidão e apreço institucionais aos cidadãos e às instituições que, de qualquer forma tenham praticado atos ou demonstrado, de forma consciente, um comportamento que honrou e promoveu o prestígio da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da população”, é o objetivo de uma cerimónia anual promovida por esta autarquia.

- Publicidade -

Foi o que aconteceu na tarde do dia 4 de dezembro, na sede da junta de Freguesia da Chamusca, este ano com nove galardoados: António José dos Santos Oliveira (Madrugadas), Associação dos Amigos da Ludoteca da Chamusca, Caixa de Crédito Agrícola da Chamusca, Centro de Vacinação (partilhado entre os profissionais de saúde e o Município da Chamusca), Fernando José Brito Miranda Patrício, João Pedro Moreira Januário, Jornal O Mirante, José Frederico de Lemos Salter Cid e União Desportiva da Chamusca.

Estas são as “pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, que se notabilizaram no desempenho das suas funções e cujo mérito deve ser publicamente relevado”.

- Publicidade -

“Porque um povo sem memória é um povo inevitavelmente votado ao fracasso. Porque existem princípios dos quais nunca abdicámos e jamais abdicaremos”, disse o Presidente da Junta, Rui Martinho, a abrir a sessão.

Nesta atribuição de títulos honoríficos, a Junta prestou uma homenagem a título póstumo ao campino António José Oliveira (Madrugadas), que “desde muito novo que se notabilizou enquanto amante e exímio executante da arte equestre”. Era um “defensor acérrimo das tradições da Chamusca, parte integrante das entradas de toiros na Quinta feira de Ascensão, amigo dos cavalos, das crianças e da cultura, possibilitou que muitos jovens chamusquenses tomassem no seu picadeiro o gosto pela equitação”, realçou o Presidente da Junta, que entregou a medalha à filha do homenageado, Ana Oliveira.

- Publicidade -

Idêntico reconhecimento teve a Associação dos Amigos da Ludoteca da Chamusca, nas pessoas de Alzira Pereira e Cristina Serrasqueiro, respetivamente Vice-Presidente da Direção e Diretora Técnica. A Ludoteca foi criada em 1984 por Manuela Salgado (já falecida) e Ivone Carrinho. Atualmente a funcionar no edifício Custódio Mira, esta foi a primeira Ludoteca em meio rural no nosso país e é a única IPSS do concelho da Chamusca exclusivamente dedicada a crianças.

Seguiu-se a entrega da medalha de honra à Caixa de Crédito da Chamusca, instituição de crédito, fundada em 7 de fevereiro de 1929. Coube à Administradora Susana Costa receber a medalha.

Nesta fase da pandemia, foi reconhecido o trabalho desenvolvido pelo Centro de Vacinação da Chamusca, cuja medalha foi partilhada entre os profissionais da saúde e o Município da Chamusca, nas pessoas da enfermeira Maria do Rosário, médica Glória Matias e Vereador Rui Ferreira.

O galardoado seguinte foi dirigente no Agrupamento de Escolas da Chamusca entre 26 de fevereiro de 1986 e 31 de julho de 2021, enquanto Presidente do Conselho Executivo e Diretor. Fernando Miranda “ao longo de mais de três décadas e meia, evidenciou o seu mérito através de um assinalável sentido de responsabilidade, elevada competência e ponderação, capacidade de liderança, de trabalho e de dedicação”, destaca a autarquia chamusquense.

Da educação para o mundo da moda. João Januário nasceu na Chamusca, é formado em Design de Moda, pela Escola de Moda de Lisboa e aos 26 anos é já conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente.

Quem recebeu a medalha foi a sua mãe, Fernanda Januário, uma vez que o filho não pode estar presente.

Fundado na Chamusca há 34 anos, o jornal O Mirante recebeu também uma medalha da Junta de Freguesia.

Deputado à Assembleia da República, Secretário de Estado da Segurança Social, Presidente da CCDR/LVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo), o chamusquense Salter Cid, ausente na cerimónia, foi igualmente galardoado com uma medalha que será entregue posteriormente.

A União Desportiva da Chamusca, fundada em 1989, em resultado da fusão entre o Sport Chamusca e Benfica, o Sporting Clube Chamusquense e o Grupo Juventude Chamusquense, continua a incutir nos jovens de ambos os sexos o gosto pela prática de várias modalidades, pelo que a autarquia entendeu atribuir a medalha de honra. A coletividade não se fez representar, apesar de o seu Presidente, Fernando Santos, ter confirmado a presença.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome