Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Festa Taurina até este domingo na festa do ‘Eh! Toiro’ (c/ vídeos e fotos)

A Chamusca recebe desde quinta-feira  e até este domingo a quinta edição do Eh! Toiro – Festa Taurina, na envolvente e na praça de toiros da vila, evento que visa “enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica” do concelho.

- Publicidade -

O programa inclui diversas atividades taurinas, com destaque para a “grande corrida de toiros”, que decorreu esta sexta-feira à tarde, na praça de toiros da vila, e o “grande concurso de cernelhas”, que colocará, sábado à tarde, “em disputa as melhores duplas de forcados de vários grupos nacionais”.

No domingo à tarde, há “demonstração de recortadores, destemidos acrobatas da festa brava que vão agarrar os espetadores a uma tarde de muita ‘afición’”, num programa que inclui concertos, desfiles e atuações de diversos grupos.

- Publicidade -

É com orgulho que José Luís Vieira, presidente da Associação Eh! Toiro, fala do evento homónimo que já vai na sua 5ª edição e que decorre na Chamusca até domingo, dia 7, numa organização conjunta com o município da Chamusca.

Na entrevista concedida ao mediotejo.net disse sentir-se “vaidoso” pela mobilização para o Desfile de Gala que integra o programa do evento Eh! Toiro, que percorreu a principal artéria da vila até ao recinto da festa, junto à praça de toiros.

Evento Eh Toiro, de 4 a 7 de outubro na Chamusca. Desfile de gala

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018

Desfilaram dezenas de cavaleiros, alguns a conduzir os cabrestos, ranchos folclóricos, grupos de forcados, a banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Carregueirense Vitória, da Carregueira, entre outros.

José Luís Vieira lembrou que o concelho “tem muitos costumes e tradições taurinas” destacando as coudelarias e ganadarias. Por isso, o evento “Eh! Toiro” é apresentado como um“espaço de afirmação de tradição e cultura taurina”.

Tudo se desenrola no espaço envolvente à quase centenária praça de toiros (1919), onde estão instalados expositores e barraquinhas ligados ao mundo rural e taurino, além das habituais tasquinhas.

Evento Eh Toiro, de 4 a 7 de outubro na Chamusca. Entrevista com o Presidente da Associação Eh Toiro, José Luís Vieira

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018

Por estes dias, a música e os aromas fundem-se “no Coração do Ribatejo, onde o homem, o toiro e a terra são símbolos genéticos duma região diferente, como se cada fandango tivesse a cor do sangue e uma pega de caras fosse um gesto de desafio à vida”, refere a organização.

Na tarde do feriado de 5 de outubro, com uma praça composta, decorreu a corrida de toiros, com um cartel dos jovens cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e Salgueiro da Costa. A pegar os seis toiros da ganadaria Manuel Assunção Coimbra, da Chamusca, estiveram os dois grupos de forcados da vila, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca (capitaneado por Nuno Marecos) e o Aposento da Chamusca (capitaneado por Pedro Coelho dos Reis).

Até domingo, são várias as atividades taurinas programadas, entre elas, largadas de touros, concurso de cernelhas e maneio de gado bravo. A isto junta-se a música e animação com sevilhanas, artesanato e fado.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here