Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Central de biomassa já adjudicada por cerca de 9 milhões

Das cinco empresas que concorreram à empreitada de “conceção, construção, fornecimento e colocação em serviço de central termoelétrica de biomassa residual” no Eco Parque do Relvão, Chamusca, foi selecionada para executar a obra a firma Ambitermo – Engenharia Equipamentos Térmicos, Lda, com sede na Zona Industrial de Cantanhede.

- Publicidade -

O contrato foi assinado no início do mês de agosto, e a partir daqui começa a contar o prazo de 490 dias para conclusão da empreitada, que envolve um investimento de 8.918.485 euros + IVA, financiado em cerca de metade (5 milhões de euros) por fundos comunitários.

Depois de concluída, esta unidade irá usar 35 mil toneladas de biomassa residual que serão canalizadas para produção de energia. Com uma potência elétrica de 3 MW, a central irá receber não só a biomassa residual florestal, mas também resíduos agrícolas e verdes, provenientes de podas.

- Publicidade -

A energia produzida por esta unidade será incorporada na rede portuguesa, e vendida a preço de mercado.

Além disso o projeto prevê o aproveitamento anual de 1.725 toneladas de cinzas para utilização como fertilizantes das terras.

A revista especializada “Água e Ambiente” refere que o projeto vai permitir a criação de 11 postos de trabalho diretos e cerca de 30 indiretos.

Localização do projeto. Foto: DR

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome