Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Câmara aprova redução dos impostos municipais

A Câmara da Chamusca aprovou terça-feira, por unanimidade, a redução, em 2022, dos impostos municipais, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), Derrama, Participação Variável no IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem.

- Publicidade -

Na proposta, que vai agora ser submetida à Assembleia Municipal, o executivo liderado pelo socialista Paulo Queimado propõe uma redução da taxa do IMI em função do número de dependentes do agregado familiar, que pode ir até uma dedução de 70 euros (três ou mais dependentes), medida que o município afirma ter em conta as “grandes dificuldades financeiras” das famílias.

Quanto à Derrama, imposto sobre o rendimento das empresas, ficam isentas do seu pagamento as empresas que tenham tido um volume de negócios anual inferior a 150.000 euros, pagando as outras uma taxa de 1,05% sobre o lucro tributável, afirma uma nota do município.

- Publicidade -

A Taxa Municipal de Direitos de Passagem, paga pelas empresas de telecomunicações cujas infraestruturas passam no território do concelho, mantém-se em 0,25%, tendo sido aprovada a redução da taxa de Participação Variável no IRS para 1,5%, referente aos rendimentos de 2022, acrescenta. Paulo Queimado, presidente da Câmara, considera esta medida “uma almofada para as famílias”.

Todos estes assuntos relacionados com a política fiscal têm de passar ainda pela Assembleia Municipal, a quem compete a deliberação final. Na Câmara, a aprovação foi unânime.

c/LUSA

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome