Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Câmara apoia criação de espaço comum para coletividades

As associações do concelho da Chamusca que não dispõem de espaço para sede, vão ter agora uma oportunidade. A Câmara Municipal celebrou um protocolo financeiro com a União Desportiva da Chamusca (UDC) para a requalificação e adaptação do seu edifício-sede, com a contrapartida de cedência de espaços para a instalação de associações do concelho, visando criar um projeto para albergar associações que não tenham sede.

- Publicidade -

A obra, a cargo da própria associação, deve avançar entre finais de 2018 e início de 2019, num custo previsto já orçamentado em cerca de 83 mil euros.

O objetivo é melhorar as condições deste edifício e criar gabinetes específicos, para que cada associação possa ter a sua sede, e ainda definir alguns espaços comuns que estejam disponíveis para todas as associações, como um salão para a realização de assembleias gerais, espaço de copa e cozinha e ainda outras salas para eventos.

- Publicidade -

Em contrapartida pelo apoio financeiro do Município, o protocolo estabelece que a UDC ceda os espaços, por um período de 20 anos, às associações que cumpram os critérios definidos, nomeadamente, que estejam inscritas RACH – Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município da Chamusca.

Numa primeira fase, são cinco as associações que já solicitaram o apoio ao Município para encontrar sede própria, nomeadamente as coletividades que estavam instaladas no edifício do mercado municipal. No entanto, o projeto de requalificação das instalações da UDC prevê a possibilidade de aqui se instalarem cerca de 10 a 12 associações.

No futuro, as associações que ali se instalem vão pagar à UDC um valor simbólico para apoiar no pagamento de água, luz e limpeza do espaço.

O Município entende que este projeto “pode ajudar a criar sinergias entre as associações instaladas, promovendo a eficiência no uso de recursos e facilitando o apoio da autarquia ao funcionamento das mesmas”, refere em comunicado.

A candidatura das associações para se instalarem neste espaço deve ser apresentada e validada na Câmara Municipal e vigora durante um ano, sendo renovável automaticamente se não houver denúncia entre as partes. A candidatura deve ser feita através do Balcão Único do Município ou pelo correio eletrónico geral@cm-chamusca.pt

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome