Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Ascensão, “o expoente máximo do que é ser Ribatejano” (c/ fotos e vídeo)

A adrenalina e emoção voltaram às ruas da vila da Chamusca em mais uma largada de toiros de quinta feira da Ascensão, feriado municipal no Concelho e dia principal da Semana da Ascensão.

- Publicidade -

São cerca de 1.500 metros percorridos pelos toiros, cabrestos e campinos em pouco mais de três minutos. A assistir estão milhares de pessoas espalhadas ao longo da rua Direita, EN 110, desde a entrada sul da vila, por onde os toiros entram, até à Praça de Touros, que este ano comemora o seu centenário.

As ruas estão vedadas e o trânsito está cortado. Depois de estoirar o foguete, o público agita-se porque já falta pouco para a passagem dos toiros. Há quem escolha locais abrigados de eventuais investidas dos animais mas outros mais afoitos permanecem na estrada.

- Publicidade -

“Os toiros estão na rua”, grita o speaker que não para de relatar a largada, ao som de sirenes e do barulho das ferraduras no alcatrão.

Há sempre quem arrisque e tente tocar nos animais que passam a uma velocidade estonteante.

Apesar dos riscos que se correm durante a largada, os toiros e cabrestos, orientados pelos campinos, entraram na Praça de Toiros, sem quaisquer acidentes. Durante a tarde vão ser lidados naquela que é a corrida de toiros da Ascensão.

Entrada de toiros na Chamusca, em quinta feira de Ascensão

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 30 de maio de 2019

 

“Isto está no ADN do Ribatejo, toda a gente sente que é o expoente máximo do que é ser Ribatejano”, afirma o Presidente da Câmara da Chamusca, ao mediotejo.net.

Para Paulo Queimado, o balanço da Semana da Ascensão (de 25 de maio a 2 de junho) “tem sido muito positivo, com milhares de pessoas na rua”.

Aproveita para agradecer a todas as associações que têm colaborado com o Município e a quem tem visitado a Chamusca durante a Semana da Ascensão.

O autarca destaca o “dia grande” que é a quinta feira de Ascensão, “com o desfile etnográfico e a grandiosa entrada de toiros que não registou qualquer tipo de problema, correu tudo muito bem”.

Após a largada decorreu no Parque Municipal a entrega de testemunho para a futura Confraria da Espiga, com a apresentação de uma proposta dos estatutos para que seja constituída formalmente.  A Confraria de Gastronomia do Ribatejo, ali representada por cinco elementos, foi a “madrinha” da nova confraria da Chamusca.

Presidente da Câmara Municipal da Chamusca – Balanço da Semana da Ascensão, que se prolonga até domingo

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 30 de maio de 2019

Seguiu-se o Almoço de Espiga, uma refeição em que cada um trouxe algo para comer e partilhar, durante o qual os participantes puderam saborear a Couve à Soco e a Carne à Pinéu.

O presidente da Câmara fez questão de deixar um convite: “venham à Chamusca, vejam as nossas tradições e provem a nossa gastronomia”.

Representantes da Confraria de Gastronomia do Ribatejo. Foto: mediotejo.net

A Semana da Ascensão prossegue até domingo, dia 2, com animação diária, atividades taurinas, jardim social, espetáculos em vários palcos, mostra de artesanato e as tradicionais tasquinhas.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome