Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Chamusca | Agrupamento de Escolas cria novo Curso Profissional Técnico de Juventude (c/áudio)

No próximo ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Chamusca vai abrir um novo Curso Profissional Técnico de Juventude que qualifica os jovens para exercer funções em Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Juvenis, Lares de infância e Juventude, Municípios, Projetos de Educação Inteligente em contexto de Bairro Social, Centros de Atividade de Tempos Livres, Lares de pessoas portadoras de deficiências e Centros de atividades Ocupacionais, entre outras possibilidades.  

- Publicidade -

A aposta do Agrupamento neste novo curso assenta na “importância de ter jovens com esta certificação a trabalhar no terreno, não só porque são ainda muito poucos os técnicos com esta certificação no mercado de trabalho, como pelo poder transformador que os jovens detêm e que se pode traduzir em projetos que são uma mais valia para as comunidades”, referiu a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca. 

Cláudia Moreira acrescentou que “o Município, o Agrupamento de Escolas e os parceiros estão comprometidos em fazer do curso de Técnico de Juventude um curso profissional de referência na região, com uma componente técnica dinâmica, que seja capaz de estimular a criatividade e sentido empreendedor dos jovens”.

- Publicidade -

O objetivo é que se consiga formar pelo menos uma turma, dado que, segundo referiu a autarca na reunião de Câmara do dia 29, este “seria um curso muito interessante e aliciante para os nossos jovens”.

Para além do curso de Técnico de Juventude, o agrupamento disponibiliza o Curso Profissional Técnico de Multimédia, que visa formar profissionais qualificados aptos a exercer profissões ligadas ao desenho e produção digital de conteúdos multimédia e a desempenhar tarefas de carácter técnico e artístico com vista à criação de soluções interativas de comunicação. 

A ação de divulgação da oferta formativa para o ano letivo de 2021/2022 foi feita de forma conjunta pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Chamusca, Fernando Miranda, pelo Município da Chamusca e pela FAJUDIS, junto dos alunos da Escola EB2,3 / da Chamusca. 

Para os jovens interessados em frequentar algum dos cursos, é possível efetuarem a pré-inscrição no curso profissional pretendido, através do preenchimento do formulário que se encontra disponível no sítio https://ae-chamusca.pt/

Os cursos profissionais têm a duração de três anos e destinam-se aos alunos que tenham concluído o 9º ano de escolaridade e que procurem uma formação mais prática e orientada para o mercado de trabalho. Após a conclusão do curso, os alunos obtêm o nível IV de qualificação, equivalente ao 12º ano. 

Paralelamente à oferta profissional, o Agrupamento de Escolas da Chamusca disponibiliza os cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades.

Diretor do Agrupamento, Vice-Presidente e Presidente da Câmara. Foto: CMC

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome