Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Centro de Saúde de Gavião e freguesias do concelho voltam a ter médico de família

Desde o dia 1 de junho que os cerca de 3.500 utentes inscritos no Centro de Saúde de Gavião e nos Postos Médicos de Belver, Comenda e Margem voltaram a ter médico de família.

- Publicidade -

Após um mês sem clínico de Medicina Geral e Familiar, a equipa do Centro de Saúde foi reforçada sendo agora constituída pelo novo médico Jorge Rebelo, enfermeiros e um fisioterapeuta, que prestam cuidados de saúde a uma população particularmente idosa, sendo Gavião um dos concelhos mais envelhecidos do País.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, a população do concelho, no que toca a cuidados médicos, “está minimamente bem, designadamente no apoio à vacinação”, processo que “tem corrido bem” no território.

- Publicidade -

Em maio, a Câmara Municipal de Gavião tornou pública a sua preocupação com a falta de médicos. O executivo liderado por José Pio (PS), chegou a reunir com os responsáveis da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) que, segundo o executivo, “se mostrou sensível” para debater o problema da falta de profissionais de saúde e para manifestarem a sua disponibilidade em constituírem-se como “parte da solução” e encontrar uma resposta “satisfatória para as populações” do concelho.

Agora o autarca manifesta-se “otimista e contente” uma vez que o jovem médico recém chegado “pensa em radicar-se no Gavião tendo adquirido uma casa em Atalaia. É um bom sinal, porque pode significar que se vai manter por cá. Com os médicos contratados tivermos alguns constrangimentos. Os médicos estavam sempre a mudar e as pessoas não sentiam nenhuma afinidade”, disse o autarca ao nosso jornal. 

O médico de família trabalha em horário completo, ou seja, 40 horas semanais, no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, mas também aos fins-de-semana, seguindo os horários estabelecidos, “garantindo a extensão de saúde de Comenda, enquanto a Drª Rosa, que já cá estava, garante a extensão de Margem”, explica o presidente.

Também Belver, desde 1 de junho, que tem de volta o médico de família José Gamboa Cabaço, reformado mas que fica a trabalhar 20 horas por semana, com o primeiro dia de consultas a acontecer esta quarta-feira, dia 2 de junho, ainda na antiga extensão do Posto Médico de Belver.

A presidente da Junta de Freguesia de Belver, Martina Jesus, informa que “as obras de adaptação do Centro Comunitário do Centro Social Belverense estão a decorrer e brevemente os profissionais de saúde e o utentes beneficiarão de melhores instalações”.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome