Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

CD Fátima: Começámos do zero para em cinco anos chegarmos à Liga Portuguesa (com áudio)

João Alexandre Oliveira Nunes Henriques, nasceu em Tomar há 43 anos, é casado e pai de duas menina, tem a Licenciatura em Ciências do Desporto e o Mestrado em Treino do Jovem Atleta e é Treinador UEFA-PRO desde 2013.

- Publicidade -

Somou esta época o seu segundo título distrital como treinador principal (o primeiro tinha sido em Torres Novas), contando também no currículo dois títulos enquanto adjunto (Riachense e União de Tomar). Venceu também, enquanto adjunto, uma Supertaça ao serviço da União Desportiva de Rio Maior e uma Taça do Ribatejo, como treinador principal, pelo Clube Desportivo de Torres Novas na época 2010-2011.

Na época 2011-2012, através do Sporting Clube de Portugal, abraçou um projecto na Arábia Saudita, onde foi um dos responsáveis pela reestruturação da Academia de Futebol do Al-Ahli. Teve um interregno de duas épocas, voltando ao estrangeiro em 2014-2015, onde juntamente com José Vasques, se sagrou Vice-Campeão de Sub-23, o equivalente às nossas equipas B, no Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos.

- Publicidade -

Voltou a Portugal e agarrou no comando técnico do Centro Desportivo de Fátima, onde acaba de se sagrar campeão distrital.

Inicialmente, quando lhe formularam o convite para treinar o Centro Desportivo de Fátima, atendendo a que vinha de um projecto profissional dos Emirados Árabes Unidos e que queria em Portugal continuar num patamar semelhante, torceu um pouco o nariz. Mas depois de se inteirar do projecto decidiu aceitar e lançar mãos à obra. Construiu de raiz uma equipa e um plantel que tinha ficado apenas com dois elementos (Jorge Neves e Leandro), com a perspectiva de em cinco anos colocar o clube no patamar mais alto do futebol nacional, ou seja, na Liga Portuguesa.

Já conhecia os investidores sauditas da SAD do CD Fátima, estes desejavam um clube no centro de Portugal, perto de boas acessibilidades, sem grandes dívidas e com condições para que pudessem desenvolver o seu projecto desportivo. Não foi parte ouvida na escolha do clube para investirem, mas considera que a escolha foi bem conseguida, uma vez que as condições de infraestruturais que o Fátima possuí, aliado ao facto de nos últimos anos ter sido o emblema do concelho de Ourém o principal embaixador do futebol distrital e de ter sido pensado para se manter consecutivamente durante muitos anos no futebol nacional, fazem do emblema fatimense um alvo bem escolhido. Por outro lado considera, João Henriques, que a credibilização que estas novas pessoas que agora comandam o Clube e SAD vieram trazer, vai fazer com que mais gente se aproxime do emblema fatimense e que haja a reaproximação entre pessoas e clube, fazendo com que passe a haver mais adeptos a apoiar e a suportar o clube nos jogos.

Já está a trabalhar na próxima época em conjunto com a SAD e com a equipa técnica que se vai manter. A maior preocupação nesta altura são as renovações, desejam ficar com 70% do plantel campeão distrital, uma vez que é intenção da SAD que a estrutura se torne profissional e isso poderá não ser compatível com o desejo e possibilidade de alguns jogadores e também porque já jogadores desejados noutras paragens. Os alvos para contratação já estão identificados (pelo menos um central, um ponta de lança, um jogador ofensivo para a zona central e dois alas) e virão do patamar para onde o Fátima vai na próxima época ou mesmo superiores, preferencialmente jovens promessas do futebol. Tudo isto alicerçado no objectivo de chegar à Liga Portuguesa nas próximas quatro épocas, sendo que poderão queimar dois anos no Campeonato de Portugal ou, se as coisas correrem bem e subirem à Segunda Liga já no fim da próxima época, ficarão com três para consolidar a equipa nesse patamar.

O mediotejo.net falou com o treinador campeão distrital sobre o passado, o presente e o futuro do Centro Desportivo de Fátima.

Entrevista na íntegra a João Henriques:

f

IMG_8202
Equipa Técnica e proprietários da SAD do CD Fátima com o Troféu de Campeão Distrital da 1ª Divisão da AFS 2015-2016

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here