Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Mação | Retrato das Freguesias: Cardigos

No âmbito da Feira Mostra, este ano na sua 24ª edição, o mediotejo.net visita o Concelho de Mação, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 6 freguesias que o compõem.

Cardigos fica precisamente no centro do país, entre Vila de Rei e Proença-a-Nova.

Anteriormente ao século XVI o nome predominante é Bichieira. Em 1525 chamava-se Cardigos ou Bichieira, indiferentemente. Aparecem também as variantes Abrechoeira, Abucheria, Bucheria, Bicheira, Bichoeira, Buchieira, Vichieira. As variantes explicam-se por o ‘A’ ser artigo (o «a» de Abrechoeira é artigo definido) sendo assim erro dos copistas. Parece mais óbvio que “Cardigos” derive de cardo (assim como cardal, cardiga, cardosa, etc.) ou, teoria mais consensual, que a localidade tenha herdado o seu nome de uma família com este apelido.

Avaliando os vestígios megalíticos (dolmens e antas) pensa-se ter havido nesta região ocupação muitos séculos antes de Cristo. São encontrados ainda vários testemunhos romanos como algumas pontes, templos, aquedutos, etc.

O primeiro domínio de Cardigos é dado aos cavaleiros templários passando mais tarde para o domínio da Ordem de Malta. Durante o reinado de Filipe II de Espanha, em 1605, Cardigos é elevado a sede de Comarca. Depois de pertencer ao Concelho de Vila de Rei, em 1878 passa para o Concelho de Mação.

Tem a palavra… Carlos Leitão, no cargo desde 2013 em representação do PSD.

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
De melhor: ambiente; associativismo; empreendedorismo; capacidade de saber receber; lazer.
De pior: a via de comunicação entre Cardigos e Mação e o envelhecimento da população.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Mação?
Tem sido uma relação sem problemas, com algumas diferenças, mas chegando sempre a um ponto comum.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
As maiores dificuldades são as financeiras.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante no cargo de presidente é o reconhecimento das pessoas pelo trabalho feito.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… uma melhor via de comunicação (tipo IC) entre Cardigos e Mação.

Foto: CM Mação

Retrato da Freguesia

Orago: Nª Srª da Assunção
Localidades: Arganil, Azinhal, Azinhalete, Cardigos, Carrascal, Carvalhal, Casais de São Bento, Casalinho, Casas da Ribeira, Chaveira, Chaveirinha, Colos, Corujeira, Freixoeirinho, Freixoeiro, Lameirancha, Mesão Frio, Moita Recome, Pracana da Ribeira, Pracana do Outeiro, Roda, Sarnadas, Vale Madeiros, Vales de Cardigos, Vinha Velha.
Área: 71,34 Km2
População: 1.233 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 26 de setembro de 2000

Descrição: Escudo de prata, lâmpada de negro acesa de vermelho, entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de ouro e atados em ponta de vermelho, em chefe, escudete de vermelho carregado de uma cruz da Ordem de Malta, de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CARDIGOS”.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -