Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Junho 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Canoagem | Lara Martins sagra-se campeã nacional pelo Clube Náutico Barquinhense

A canoísta Lara Martins, do Clube Náutico Barquinhense, sagrou-se campeã nacional no escalão de iniciados femininos em K1 no Campeonato Nacional de Fundo que se realizou este fim de semana em Mirandela.

- Publicidade -

- Publicidade -

Lara Sofia Rodrigues Martins, 12 anos, competiu na modalidade de K1 e a sua vitória foi muito festeja por toda a comitiva barquinhense. A canoagem é uma das modalidades olímpicas com maior tradição em Portugal e pode ser praticada em embarcações de uma, duas ou quatro pessoas. Quando praticada em kayak denomina-se de K1, K2 e K4, conforme o número de tripulantes da embarcação, e em canoa denomina-se de C1, C2 e C4, respetivamente.

Nas provas de K1, K2 e K4 os atletas vão sentados na embarcação com as pernas para a frente e nas provas disputadas em canoa os atletas vão ajoelhados. Outra diferença entre as embarcações tem a ver com a pagaia utilizada: em kayak utilizam-se pagaias duplas (com duas pás) e em canoa são usadas pagaias singulares ou de uma pá.

- Publicidade -

Equipa de veteranos do Náutico Barquinhense com a jovem campeã Lara Martins. Foto: CNB

A equipa de Veteranos do Clube Náutico Barquinhense esteve também presente no Campeonato Nacional de Fundo onde obteve um 7.º Lugar num universo de 32 equipas.

Nos escalão de veteranos, é de destacar as participações de Alexandra Menezes – 3.º classificada na categoria de K1 veterano B Feminino, Henrique Vicente – 9.º classificado na categoria de K1 veterano A, Ângelo Pedrosa – 26.º classificado na categoria de K1 veterano A, Pedro Estrela – 13.º classificado na categoria de K1 veterano B, João Martins – 24.º classificado na categoria de K1 veterano B, Armindo Mateus – 25.º classificado na categoria de K1 veterano B, e de José Carvalho – 27.º classificado na categoria de K1 veterano B.

Fernando Pimenta e Teresa Portal sagraram-se campeões nacionais de fundo em Mirandela. Foto: FPC

Fernando Pimenta e Teresa Portal sagram-se campeões nacionais de fundo

Fernando Pimenta (Sport Lisboa e Benfica) sagrou-se campeão nacional de fundo pela 13.ª vez consecutiva. Em Mirandela, na prova de K1 Seniores, com um percurso de cinco quilómetros, o olímpico português superou a oposição de Fábio Cameira (Alhandra Sporting Club), 2.º classificado, e de José Ramalho (Clube Náutico de Prado), 3.º lugar.

Também a olímpica Teresa Portela (Sport Lisboa e Benfica), em K1 Seniores Femininos, superou a oposição interna e garantiu a subida ao 1.º lugar do pódio. O 2.º posto foi alcançado por Maria Rei (Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes), enquanto a 3.ª posição foi obtida por Mariana Barros (Clube Náutico de Ponte de Lima).

Em C1 Seniores, a vitória foi alcançada por Nuno Barros (Clube Náutico de Ponte de Lima), que terminou à frente de Ricardo Rodrigues Coelho (Clube Náutico de Ponte de Lima) e de Alberto Azevedo (Clube Náutico de Marecos).

No percurso aquático abraçado pela cidade de Mirandela, a prova de C1 Seniores Femininos foi ganha por Beatriz Barros (Clube Náutico de Ponte de Lima), que superou a oposição de Inês Penetra (Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses) e de Beatriz Lamas (Clube Náutico de Ponte de Lima).

Título coletivo para o Clube Náutico de Ponte de Lima

Em termos colectivos, no Campeonato Nacional de Fundo, disputado pela primeira vez em Mirandela e que contou com a participação de 45 clubes, destaque para o título do Clube Náutico de Ponte de Lima, que terminou com 3.878 pontos. O 2.º lugar foi conquistado, com 3.599 pontos, pelo Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses. Com 3.050 pontos, o Clube Náutico de Prado garantiu a 3.ª posição.

A classificação por equipas do escalão de veteranos ditou o triunfo do Clube de Canoagem de Amora, que totalizou 548 pontos, enquanto o Clube Fluvial Vilacondense subiu ao 2.º lugar do pódio, fruto da conquista de 505 pontos. Nas águas do Rio Tua, o Kayak Clube Castores do Arade obteve 478 pontos e assegurou o 3.º posto.

Organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e o Clube Fluvial de Mirandela, o Campeonato Nacional de Fundo contou com apertadas medidas de segurança, tendo cumprido um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2, que, entre outras medidas, contemplou a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas no Parque Dr. José Gama.

Todos os resultados da edição de 2021 do Campeonato Nacional de Fundo, realizada na cidade transmontana de Mirandela, estão disponíveis em fpcanoagem.pt na área competições|calendário.

VENCEDORES DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO DE 2021

Equipas: Clube Náutico de Ponte de Lima

Equipas Veteranos: Clube de Canoagem de Amora

K1 Seniores: Fernando Pimenta (Sport Lisboa e Benfica)

K1 Seniores Femininos: Teresa Portela (Sport Lisboa e Benfica)

C1 Seniores: Nuno Barros (Clube Náutico de Ponte de Lima)

C1 Seniores Femininos: Beatriz Barros (Clube Náutico de Ponte de Lima)

K1 Juniores: João Alves Duarte (Clube de Canoagem de Amora)

K1 Juniores Femininos Ana Quintão de Brito (Clube Náutico de Prado)

C1 Juniores: Tomás Osório de Sousa (Clube Náutico de Ponte de Lima)

C1 Juniores Femininos: Beatriz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima)

K1 Cadetes: Afonso Olival (Alhandra Sporting Club)

K1 Cadetes Femininos: Ana Pinto Ramos (Sporting Clube de Aveiro)

C1 Cadetes: Afonso Lima Ferreira (Clube Náutico de Prado)

C1 Cadetes Femininos: Daniela Gonçalves (Clube Náutico de Prado)

K1 Infantis: Tiago Estrela Lopes (Clube Náutico de Crestuma)

K1 Infantis Femininos: Joana Guerra Martins (Clube Náutico de Prado)

C1 Infantis: Rui Sá (Clube Náutico de Ponte de Lima)

C1 Infantis Femininos: Mariana Pereira Marques (Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K1 Iniciados: Francisco Silva Faria (Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K1 Iniciados Femininos: Lara Martins (Clube Náutico Barquinhense)

K1 Veteranos A: José Maciel (Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses)

K1 Veteranos B: João Neves (Clube Fluvial Vilacondense)

K1 Veteranos C: Élio Henriques (Clube Náutico do Mondego)

C1 Veteranos A: Olefirenko Olerseevich (Kayak Clube Castores do Arade)

K1 Veteranos A Femininos: Ana Bebiano (Kayak Clube Castores do Arade)

K1 Veteranos B Femininos: Carmen Garrido (Grupo Desportivo de Alcoutim)

C1 Veteranos A Femininos: Ana Esteves (Clube Náutico de Prado)

Paracanoagem KL1: Alex Santos (Individual)

Paracanoagem KL2: Manuel Rodrigues da Silva (Clube Náutico de Prado)

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome