Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Candidato a Bastonário do “Enfermagem Acredita” esteve em Abrantes e no CHMT

O candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros pela Lista F, Alexandre Tomás, esteve recentemente nos Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no Médio Tejo, em iniciativas da candidatura ‘Enfermagem Acredita’.

- Publicidade -

Na passagem pelo Hospital de Abrantes, o candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros defendeu ser “essencial reforçar as equipas com enfermeiros, bem como a valorização dos enfermeiros especialistas”.

“Nesta unidade constatamos que a reorganização da urgência deste centro hospitalar provocou um aumento da afluência de doentes à unidade de Abrantes, colocando a descoberto um conjunto de dificuldades organizacionais nomeadamente o aumento do tempo de permanência no serviço de urgência de utentes a aguardarem a  transferência para os serviços de internamento”, destacou Alexandre Tomás.

- Publicidade -

O candidato a Bastonário disse ainda ter tido oportunidade de “observar que se torna urgente e necessário a melhoria no circuito de referenciação de utentes para as unidades da rede nacional de cuidados continuados”.

Alexandre Tomás reafirmou que “os enfermeiros portugueses têm competências que não estão a ser devidamente aproveitadas, com consequentes perdas para o funcionamento dos serviços de saúde.”

No périplo que está a desenvolver no país, Alexandre Tomás refere que “hoje as pessoas e as famílias, fruto da crise financeira e social, têm mais necessidade em cuidados de saúde, pelo que o Sistema de Saúde deve promover atividades em proximidade.”

No atual contexto sócio político, Alexandre Tomás considerou prioritário “que o atual ministro da saúde, promova definitivamente a valorização dos enfermeiros, facto determinante para melhorar a resposta e funcionamento do Sistema de Saúde”.

Licenciado em Enfermagem e em Gestão em Saúde, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestre em Ciência de Enfermagem, Alexandre Tomás exerceu no Hospital de S. José, em Lisboa. Além do cargo que ocupa na Ordem, é docente do Ensino Superior.

As linhas de Força da lista F, candidata à Ordem dos Enfermeiros são:

– Reforço do Serviço Nacional de Saúde;

– Valorização da Enfermagem;

– Convergência na Ação e;

– Compromisso Com Futuro.

O candidato propõe também a eliminação imediata das Taxas Moderadoras nos Centros de Saúde.

As eleições decorrem na terça-feira, dia 15 de dezembro.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome