A 1.ª fase do Campeonato de Portugal 2018/2019 já foi sorteada, estando a primeira ronda agendada para 12 de agosto. As equipas da região do Médio Tejo tiveram sortes diferentes na 1ª jornada. O Mação, que se estreia nos campeonatos nacionais, desloca-se a Alverca. O Sertanense joga em casa com o Alcains, adversário que já bem conhece. O Fátima, por sua vez, sabia que jogava fora pelo sorteio, mas não conheceu logo o seu adversário. Só depois do sorteio o CF de Santa Iria de Azóia anunciou que aceitou o convite para integrar esta série. Entretanto, o jogo da 1ª jornada entre Santa Iria e Fátima foi adiado para dezembro. Assim, a equipa de Nuno Kata estreia-se no campeonato no dia 19, em casa, perante o Sertanense.
No seguimento da desistência do Sporting B – que estava incorporado na Série D -, o SG Sacavenense (por questões geográficas) ficou integrado na Série D. No que diz respeito à Série C, foi indicado o Clube de Futebol de Santa Iria pela AF Lisboa, informou a Federação Portuguesa de Futebol., tendo o clube lisboeta anunciado ainda na noite do sorteio, em comunicado, que aceitou o convite:
Comunicado:
“O Clube de Futebol de Santa Iria informa todos os sócios e simpatizantes que após convite da Federação Portuguesa de Futebol, através da Associação de Futebol de Lisboa, feito no dia de hoje, decidiu a direção responder positivamente à sua participação no Campeonato Nacional 2018/2019. Contamos com o apoio de todos neste novo desafio”, escreveu o clube ao final da noite desta segunda-feira.
Na 2ª jornada, o Mação recebe o União de Leiria, ao passo que o Fátima recebe o Sertanense, em jogo que vai opor duas equipas da região do Médio Tejo.
O calendário de jogos da edição 2018/2019 do Campeonato de Portugal ficou definido esta segunda-feira, na Cidade do Futebol. Esta será a primeira época do novo formato, agora com os 72 clubes divididos em quatro séries de 18 equipas, jogando entre si duas vezes e por pontos. A primeira ronda está agendada para dia 12 de agosto.
Os dois clubes mais bem classificados em cada uma das quatro séries qualificam-se para disputar um play-off, de forma a determinar os dois que sobem à competição profissional.
Constituição da Série C do Campeonato de Portugal:
1 – UD Vilafranquense
2 – GS Loures
3 – Caldas SC
4 – SU Sintrense
5 – Anadia FC
6 – ARC Oleiros
7 – CD Fátima
8 – FC Oliveira Hospital
9 – GD Peniche
10 – CD Alcains
11 – CF Santa Iria (Clube indicado pela AF Lisboa)
12 – Sport Benfica Castelo Branco
13 – UD Leiria
14 – AD Mação
15 – AD Nogueirense (Coimbra)
16 – Sertanense FC
17 – SCU Torreense
18 – FC Alverca