Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Breves | Cultura

Conheça algumas iniciativas culturais que se realizam na região este sábado, dia 8 de setembro:

- Publicidade -

Constância | Jardim-Horto de Camões recebe música dos TINTINNABVLVM

O grupo TINTINNABVLVM, da CICO. Foto: DR

- Publicidade -

A música dos jovens elementos da Associação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão está de regresso ao Pavilhão de Macau, no Jardim-Horto de Camões, este sábado, dia 8, durante o último dos quatro concertos realizados neste local desde o passado mês de maio. Aos sons que levam os visitantes a fazer uma viagem no tempo à época medieval e não só, juntam-se as palavras de Camões a partir das 18h00.

Ourém | Paços do Concelho recebem espetáculo com sabor a SAAL

O edifício dos Paços do Concelho transforma-se este sábado, dia 8, nas salinas da Figueira da Foz durante o espetáculo “SAAL”, que conta com direção artística de Filipa Francisco e integra a Rede de Programação Cultural ARTÉRIA. O momento junta dança e teatro de artistas amadores e profissionais a partir das 18h00 e tem como ponto de partida as histórias contadas na primeira pessoa por quem trabalhou e trabalha naquele local.

Entroncamento | Porcelana e pintura de Ana Paula Caetano na galeria municipal

Exposição de Ana Paula Caetano na Galeria Municipal do Entroncamento. Foto: DR

Os trabalhos de porcelana e pintura a óleo de Ana Paula Caetano podem ser apreciados na Galeria Municipal a partir deste sábado, dia 8. A exposição da artista angolana que reside e tem um atelier no concelho tem inauguração marcada para as 17h00 e pode ser visitada até 20 de setembro, entre as 15h00 e as 19h00, à exceção de segunda-feira.

Ana Paula Caetano iniciou-se na pintura em 1993 e a formação com professores portugueses e estrangeiros levou à especialização em “Companhia das Índias”, “Sévres”, “Técnica do Esmalte”, “Pen Work”, “Óleo”, “Tecido”, “Pergamano” e “Registos”.

As suas obras marcaram presença em diversas exposições individuais e coletivas a nível nacional e internacional, nomeadamente na V Convenção Internacional de Pintura em Porcelana no Palácio da Independência (Lisboa) e na I Convenção Internacional de Porcelana e Vidro no Grande Hotel Monte Carlo (Mónaco), entre outras.

Torres Novas | Dia Mundial da Literacia assinalado na biblioteca municipal

O Dia Mundial da Literacia é assinalado este sábado, dia 8, e a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes associa-se à data instituída pela UNESCO em 1967 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de saber ler e escrever. O olfato e as letras têm destaque a partir das 11h00 na oficina de literacia sensorial realizada na sala infantil que inclui a leitura da história “O Papão”, de Pablo Albo e Maurizio Quarello, e um jogo associado aos odores.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome