Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Breves | Cultura

Conheça algumas iniciativas culturais que se realizam na região e têm início esta sexta-feira, dia 7 de setembro:

- Publicidade -

Alcanena | Covão do Feto festeja em honra de Nossa Senhora dos Remédios

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios decorrem em Covão do Feto entre os dias 7 e 9 de setembro com um programa que arranca às 19h00 de sexta-feira e encerra à meia-noite de domingo com o sorteio das rifas. São três dias com propostas para quem gosta de petiscos, tradição, religião e cultura, em que o arraial e a quermesse abrem às 19h00 e os jantares começam a ser servidos às 20h00.

- Publicidade -

Os festejos apoiados pela Câmara Municipal de Alcanena, Junta de Freguesia de Monsanto, Junta da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira e Centro Cultural e Recreativo de Covão do Feto também incluem diversos momentos musicais, estando marcados para as 22h30 os concertos dos grupos Nova Banda, a 7, SKB, a 8, e Ahkorda, a 9.

Na sexta-feira e no sábado há afterhours a partir das 02h00 com Hot Crazy Boy e o Dj Kevin Miranda, respetivamente. A música da banda Tons da Serra também marca presença no sábado durante o peditório que começa às 13h00 e a procissão no domingo, que se segue à missa marcada para as 15h30, é acompanhada pela Bandinha Mirense a partir das 16h30.

SKB Grupo de Baile. Foto: SKB

Tomar | Humor de Eduardo Madeira nas Festas de Santa Cita

O Senhor Jesus das Necessidades volta a abençoar as Festas de Santa Cita, que se realizam entre os dias 7 e 11 de setembro com um cartaz que junta música, desporto, religião, folclore e o humor de Eduardo Madeira. Os festejos arrancam às 22h00 de sexta-feira com o concerto da banda Rocket e terminam neste dia com a festa da espuma, marcada para a meia-noite.

Ao longo do fim-de-semana surgem outros motivos de visita, começando no sábado com a apresentação de hóquei juvenil e a exibição de patinagem artística, às 16h00, o concerto do grupo Enigma, às 22h00, e o espetáculo do humorista Eduardo Madeira, às 23h30. No domingo realiza-se o XIV Torneio de Hóquei em Patins António Jacinto Ferreira, a partir das 15h00, e os FH5 sobem ao palco às 21h00.

O programa volta a ter atividades na terça-feira, dia 11, data em que é celebrada a missa solene, às 15h30, seguida de procissão, a partir das 17h00. As despedidas começam a fazer-se a partir das 20h00 com a atuação do Rancho Folclórico de Asseiceira, mas não se ficam por aqui pois ainda há tempo para a atuação de Élsio Nunes, pelas 21h00.

Tomar | “Herança das Tradições” dá o mote para o Ciclo Cultural de Aboboreiras

A localidade de Aboboreiras recebe a nona edição do seu Ciclo Cultural entre os dias 7 e 9 de setembro, este ano com o mote “Herança das Tradições”. A iniciativa é organizada pela Associação Recreativa de Aboboreiras e entre as diversas sugestões do programa encontra-se a Feira do Livro e Artesanato, assim como animação musical, gastronomia, momentos institucionais e cerimónias religiosas.

A abertura oficial está marcada para as 20h00 de sexta-feira, seguindo-se um beberete e o arranque da Feira do Livro e Artesanato meia-hora mais tarde. Nesta data, pelas 21h00, realizam-se palestras com convidados e associados. A música marca presença no sábado com a atuação de músicos da terra, às 16h00, uma matiné dançante com Graciete, às 17h30, e o concerto de Toby e os Seus Amigos, às 21h30).

As atividades deste dia começam com o içar das bandeiras às 09h00, seguido pela missa realizada na capela dos Pelinos em honra dos sócios falecidos, pelas 09h30. Os sócios e convidados começam a ser recebidos às 12h30 e têm à sua espera uma mesa de aperitivos antes do almoço de aniversário, marcado para as 13h00. A quermesse abre pelas 15h30 e o paladar volta a ser mimado com caldo verde que é servido a partir das 20h00.

O domingo arranca com uma caminhada a partir das 09h00 para abrir o apetite para o almoço, às 13h00. No último dia, a quermesse abre pelas 15h00, na mesma altura em que é feita uma demonstração de atividades tradicionais. O programa do IX Ciclo Cultural de Aboboreiras encerra às 18h00 com um lanche.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome