Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Breves | Cultura

Mação | “Gady sem rotina” para visitar no Centro Cultural Elvino Pereira

- Publicidade -

A galeria do Centro Cultural Elvino Pereira passou a ter patente a exposição “Gady sem rotina” desde o passado sábado, dia 3, que pode ser conhecida até ao próximo dia 30. O momento contou com a presença do pintor Rui Santos e dos primeiros visitantes, entre os quais se encontrava o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, que relembrou o livro do artista lançado no passado mês de julho.

Durante a inauguração, Rui Santos partilhou com o público alguns pormenores associados a esta exposição, nomeadamente a escolha do tema, destacando a alcunha “Gady”, pela qual é conhecido, e o porquê de “sem rotina”. Segundo o artista, as obras expostas “seguem um tema, mas aparecem um pouco como o vento, quando passa, neste caso quando vem a inspiração pois acredito que pintar por obrigação não funciona, então deixo-a fluir”.

- Publicidade -

Torres Novas | Biblioteca Municipal continua em festa

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas. Foto: DR

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes continua a celebrar o décimo aniversário da mudança para o atual edifício e o programa abrange os dias 16 e 18 com propostas de cinema, literatura, multimédia e uma mesa redonda que não esquecem o Centenário do Armistício. As comemorações dos “10 Anos de Casa Nova” terminam no dia 28 com bolo de aniversário.

Depois de receber o escritor Luís Osório com a apresentação do seu novo livro “Mãe, promete-me que lês”, a biblioteca continua em festa e na sexta-feira, dia 16, quem passar pela sala polivalente cruza-se com a projeção contínua do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin e no átrio com a mostra bibliográfica de documentos da censura.

Nesta data, o auditório é palco do concerto multimédia “O violino do Soldado”, de Maurizio Padovan, às 10h30, que regressa ao mesmo espaço pelas 17h30 de dia 18. Também no dia 16 realiza-se uma mesa redonda com o tema “A censura a partir do grande écran”, na qual Flávio Ferreira, João Luz e Nuno Guedelha são moderados por Pedro Cabeleira na Sala do Conhecimento, a partir das 21h00.

O bolo de aniversário com as 10 velas está encomendado para dia 28 e as despedidas entre a biblioteca e os seus convidados fazem-se a partir das 15h00. A tarde inclui uma sessão de leitura pelos alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar Visconde de São Gião, seguida da inauguração da exposição “10 Anos de Casa Nova” com os trabalhos fotográficos de Abílio Dias.

Ourém | Oficina expositiva dá a conhecer a Gripe Pneumónica

A oficina expositiva “A epidemia esquecida” dá a conhecer a propagação da Gripe Pneumónica no mundo, em Portugal e em Ourém esta quinta-feira, dia 15, na Casa do Administrador. A forma como se propagou pelo mundo, incluindo Ourém, é partilhada através de fotografias e documentos, aos quais se juntam a informação sobre a medicina existente no concelho nessa altura.

A atividade realiza-se no âmbito da iniciativa “Aprender no Museu” e tem início às 10h00. O público-alvo são os alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, que devem inscrever-se previa e obrigatoriamente, para participar na oficina e na visita incluída às exposições patentes no local que está incluída.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome