Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Breves | Cultura

Abrantes | Parque de S. Lourenço preparado para fins-de-semana em festa

- Publicidade -

Os tradicionais festejos no Parque de São Lourenço, em Abrantes, começam sexta-feira, dia 17 e terminam dia 26 de agosto. Neste primeiro fim-de-semana, as noites estarão a cargo de Fernando Fortes, FF Band, Street Band e Carlos Catarino. E nos próximos dias 24, 25 e 26 as noites serão dos Toc’Abrir, Banda Cosmos e David Alves.

Abrantes | Souto vai ter três dias de Festa de Verão

- Publicidade -

A Festa de Verão, no Souto, começa dia 17, sexta-feira, com o Grupo ED+ e os Saca-Rolhas & Miss Kat. Sábado sobem ao palco o grupo Cosmos Music e no domingo, dia 19, os Sem Filtro. O evento tem o apoio da União de Freguesias de Aldeia do Mato de Souto, do Centro de Solidariedade Social do Souto e da Sociedade Recreativa do Souto.

Mação | Penhascoso será Aldeia do Rock até ao próximo dia 19 

Penhascoso é neste momento uma Aldeia do Rock e assim será até 19 de agosto. Quem É o Bob?, Élsio Nunes e a Dupla Mete Ca Sets marcam presença no sábado, dia 18. No último dia, domingo, será a vez de Ferro & Fogo, Élsio Nunes e Kid Kat subirem ao palco.

Vila de Rei | Aldeia do Xisto de Água Formosa recebe Fado de Coimbra

A Aldeia do Xisto de Água Formosa vai receber na tarde de 19 de agosto um espetáculo de Fado de Coimbra, pelo coletivo Fado ao Centro, numa iniciativa organizada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Vila de Rei. A iniciativa vai ter lugar pelas 17h00, junto à Loja das Aldeias do Xisto, e vai mostrar os tradicionais trinados das guitarras envoltos nos poemas e melodias do Fado de Coimbra. Após o espetáculo, será realizado um lanche-convívio com produtos regionais para todos os presentes.

Sertã | Exposição “Brinquedos e Objetos populares vindos das águas do Brasil” patente até 30 de setembro

De 16 de agosto a 30 de setembro, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, terá patente a exposição “Brinquedos e Objetos populares vindos das águas do Brasil”. Coordenada por Maurício Leite, promotor de leitura e arte e educador brasileiro, a exposição é composta por objectos criados no âmbito do projecto Malas de Leitura e Oficinas de Brinquedos na Ilha do Bananal, região amazónica do estado de Mato Grosso, no Brasil. Os objectos expostos revelam a forma de ser, estar, viver e brincar na Amazónia.

Muito antes da chegada dos portugueses, os índios encontravam na mata abundante matéria-prima, como o talo do buriti (Mauritia vinifera) palmeira generosa, que é fonte de vida para homens e animais. Retirado através de técnicas sustentáveis, o buriti é preservado. Nenhum dano é causado à palmeira ou floresta, que segue a sua vida até onde as águas levam as suas sementes.

A exposição poderá ser apreciada até 30 de setembro, no horário de funcionamento da biblioteca: segunda e sábado das 10h30m às 18 horas e de terça a sexta-feira das 10 horas às 18h30m. Aquele espaço encerra na terceira quarta-feira do mês na parte da manhã (das 10 horas às 12h30m).

Sertã | Verão “Sertãnima” termina a 30 de agosto

A 30 de agosto, o programa de animação de Verão “Sertãnima” finaliza a sua edição de 2018 com as atuações do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã e do Grupo Alegria e Companhia, na Alameda da Carvalha, na Sertã, a partir das 21h30m.

Para além da música, aquele dia será dedicado também à solidariedade: das 10h00 às 21h00 haverá jogos tradicionais, pinturas faciais e venda de artesanato. Das 17h00 às 21h00 haverá sessão de open-mic (inscrições na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal até 16 de agosto). Todos os fundos angariados reverterão na íntegra a favor da ONG “From Kibera With Love”.

Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, o programa Sertãnima, iniciado a 2 de agosto, pretende proporcionar atividades culturais aos residentes e visitantes do Concelho da Sertã. Contempla a participação de diversas colectividades do Concelho da Sertã e de concelhos vizinhos. A noite de 23 de agosto é dedicada ao folclore com atuações do Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno e Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim.

O último dia de actividades, 30 de agosto, contempla as atuações do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã e do Grupo Alegria e Companhia, assim como as várias iniciativas promovidas pela ONG From Kibera With Love. Trata-se de um projecto de voluntariado e solidariedade, iniciado em 2012 por Marta Baeta, após uma viagem de voluntariado a Kibera, no Quénia. Após três meses de voluntariado, regressou a Portugal e fundou a organização “From Kibera with Love”, uma associação sem fins lucrativos que tem como principal missão garantir a educação de qualidade a crianças, assim como refeições, roupa, material escolar, cuidados básicos de saúde e higiene, entre outras necessidades. Este projecto começou por ajudar dezasseis crianças, mas já auxilia cerca de setenta.

Constância | Esplanada de leitura em Montalvo

O Jardim 25 de Abril, em Montalvo, transforma-se na mais recente “sala” da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill com o arranque da iniciativa Esplanada de Leitura “Ler com O’ Neill”. Até 19 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, os fãs da leitura podem usufruir de empréstimos domiciliários, consultas de livros e periódicos e outras atividades, como as “Leiturinhas de Verão” dirigidas ao público infantojuvenil e famílias.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome