Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Bom ano letivo”, por Hugo Costa

Caros amigos leitores do mediotejo.net, podia e ponderei escrever este artigo sobre múltiplos temas mas não podia deixar de me debruçar sobre o regresso às aulas. Por estes dias de setembro, milhares de crianças e jovens regressam à escola e são muitos que chegam a este local de aventuras e conhecimento pela primeira vez. Os pais e encarregados de educação, por sua vez, voltam a reestruturar as suas rotinas pelo que o regresso às aulas é um fenómeno transversal. As aulas começam para toda a comunidade pelo que este é sempre um momento único e especial para todos.

- Publicidade -

Na passada sexta-feira presenciei dois momentos que, para mim, marcaram este período. O Primeiro Ministro António Costa inaugurou, na Freguesia da Branca, concelho de Coruche (sul do distrito de Santarém), a reabilitação de um núcleo escolar. A felicidade da população contagiava todos os que assistiram aquele momento, histórico para aldeia uma vez que significava que as suas crianças estavam dotadas de melhores condições para aprender.

Posteriormente, no período da tarde, ouvi uma conversa onde se argumentava que o estudo no ensino superior não levava a melhores condições de vida. É falso. Todos os indicadores o demonstram e não devemos permitir que falsos pressupostos coloquem o futuro dos nossos jovens em causa. Todos os estudos internacionais demonstram que pessoas com formação no ensino superior auferem um salário mais elevado e enfrentam um período de desemprego mais baixo. Claro que falamos da média, existem sempre exceções. Mas é importante apostar na formação.

- Publicidade -

Estou consciente das dificuldades das famílias e do esforço financeiro que fazem neste período, mesmo com a possibilidade de receberem mais auxílios económicos, como no caso dos manuais escolares gratuitos para os alunos do 1.º e 2.º ciclos. Aos professores, parte significativa do sistema educativo, mas também a  todos que trabalham nas escolas desejo um grande ano letivo. A todos os nossos alunos desejo um ano pleno de sucessos.

Deputado na Assembleia da República e membro das Comissões de Economia, Inovação e Obras Públicas e Habitação, é também membro da Comissão de Orçamento e Finanças. Diz adorar o Ribatejo e o nosso país. Defende uma política de proximidade junto dos cidadãos. Tem 36 anos, é de Tomar e licenciou-se em Economia pelo ISEG. É membro da Assembleia Municipal de Tomar e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Tem como temas de interesse a economia, a energia, os transportes, o ambiente e os fundos comunitários.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome