Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

BE promove ‘Marcha pelo Tejo’ e comício com Catarina Martins em Torres Novas

As Coordenadoras Distritais do Bloco de Esquerda de Castelo Branco, Portalegre e Santarém, convocaram para este sábado, dia 24 de setembro, uma Marcha pelo Tejo que percorrerá os três distritos com momentos em Vila Velha de Ródão, Arneiro (Nisa), Abrantes e Torres Novas, em sessão que vai contar com a presença da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, num comício que fecha o dia, em Torres Novas.

- Publicidade -

A iniciativa vai contar com intervenções no almoço e no comício de encerramento do meteorologista e activista dos movimentos ‘Tejo Seguro’ e ‘Romãs Também Resistem’, Manuel Costa Alves, da vereadora de Torres Novas, Helena Pinto, e dos deputados da Assembleia da Republica – Jorge Costa, Carlos Matias, Pedro Soares (Presidente Comissão Parlamentar do Ambiente) e Catarina Martins (Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda).

Em nota de imprensa, o BE refere que “o Rio Tejo está moribundo, face aos múltiplos crimes ambientais com destaque para o reduzido caudal, a poluição, a construção de barreiras artificiais, os acidentes da central nuclear de Almaraz e uma ineficácia e incompetente ação de vigilância, controlo e punição dos infratores pelas autoridades responsáveis”.

- Publicidade -

Na mesma nota, pode ler-se que “esta catastrófica situação do Rio Tejo e seus afluentes tem graves implicações na qualidade das águas para as regas do campo, para a pesca, para a saúde publica e inviabiliza o aproveito total do potencial da região ribeirinha para praticas de lazer, de turismo fluvial e desportos náuticos, respeitando a natureza, a cultura e a saúde ambiental da bacia hidrográfica do Rio Tejo”.

A missiva termina referindo ser “com base nesta dramática realidade que se refletirá nas gerações vindouras, que o Bloco de Esquerda tem na sua génese o ideal de um mundo ecologicamente sustentável”, e “afirma de voz plena a luta pela defesa do Rio Tejo vivo nas Assembleias Municipais, nas Câmaras Municipais na Assembleia da Republica e nas ruas”.
Programa – 24 de Setembro:

11h00 – Vila Velha de Ródão
Marcha entre os principais poluidores da região e o cais de Vila Velha de Ródão.
13h00 – Arneiro (Nisa)
Almoço no Clube Social do Arneiro com a intervenções de Jorge Costa (Deputado), Pedro Soares (Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente) e Manuel Costa Alves (Meteorologista, activista Tejo Seguro e Romãs Também Resistem)
16h00 – Abrantes
Marcha junto ao Tejo entre a Ponte de Abrantes e o Aquapolis Sul, visionamento do açude insuflável e temática do travessão do Pego.
17h30 – Nicho dos Riachos (Torres Novas)
Visita à Ribeira da Boa Água.
18h00 – Torres Novas
Comício no largo D. Diogo Fernandes de Almeida com intervenções de Helena Pinto (Vereadora), Carlos Matias (Deputado) e Catarina Martins (Coordenadora Nacional do BE)

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome