Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Basquetebol: Torres Novas vence Benfica e lidera o seu grupo no Nacional de Sub-19

27 de fevereiro de 2016, 18.30 horas, Torres Novas

- Publicidade -

Campeonato Nacional de Basquetebol de Sub-19 Femininos

Clube Desportivo de Torres Novas 69 – Sport Lisboa e Benfica 52

- Publicidade -

Jogo muito disputado entre a equipa campeã distrital de Santarém e o segundo classificado de Lisboa, com a vitória a cair para as ribatejanas por terem sido mais consistentes que as adversárias ao longo dos quarenta minutos de partida.

O primeiro período marca toda a restante partida, pois foi nesse quarto que as comandadas de José Monteiro conseguiram a vantagem que conseguiram gerir até final e que lhes deu a vitória. Com um cinco inicial muito forte, com um basquetebol mais veloz, mais pensado e a cometer menor erros que as lisboetas, as torrejanas foram ganhando vantagem no marcador. Com muitas dificuldades em contrariar o melhor jogo interior das amarelas e verdes e com muitas perdas de bola, algumas impensáveis, as encarnadas viram cedo as adversárias dispararem no marcador, e nem a defesa homem a homem mais agressiva (dentro das regras) ia surtindo efeito.

_MG_8883
Leticia Josefino (número 6) anotou 26 pontos e foi decisiva na luta das tabelas.

No ataque, as constantes rotações de bola da equipa da casa ia baralhando as marcações e conseguindo achar o espaço para lançamentos fáceis nas áreas perto do cesto, ao passo que a defesa mista, homem-zona praticada pelas visitadas ia deixando sem soluções a equipa de Lisboa que por três vezes esgotou o tempo de ataque sem conseguir lançar ao cesto. Diga-se que durante a primeira parte, em especial no segundo período, mesmo com tudo o que descrevemos se notou a melhoria da equipa do Benfica, que a espaços conseguiu equilibrar a partida e estar por momentos por cima do jogo, mesmo que isso não fosse traduzido no encortar da distância pontual.

Ao intervalo registo para um 38-25, fruto de dois parciais de 26-12 e 12-13.

Na segundo parte, nos momentos iniciais do terceiro período, o Benfica deu mostras de querer trazer algo ao jogo. Mais velocidade, agressividade defensiva, defesa a três-quartos de campo, tendo isso rendido um ligeiro aproximar no marcador, para os nove pontos de diferença. Do banco torrejando surge a obrigatória paragem de jogo e o reorganizar de estratégia. Novo fôlego e nova recolocação da vantagem acima das dezenas, dando prova de força ao adversário que o jogo era para ficar em Torres Novas. No último período foi o gerir dos tempos e das posses de bola, nunca dando veleidades ao Benfica para entrar na discussão do resultado.

_MG_8924
José Monteiro por várias vezes deu variações táticas à sua equipa dentro do campo.

Vitória da certa da equipa de Torres Novas que foi superior durante quase toda a partida, teve um momento de baixa de rendimento, mas rapidamente se recompôs e voltou a tomar a conta do jogo. Com esta vitória a equipa torrejana alcança o segundo triunfo consecutivo, liderando a série. No entanto ficou patente o peso do 5 inicial na equipa. Se Patrícia Martins põe a máquina a funcionar, depois são Mariana Silva, Leticia Josefino, Wytalla Motta e Clarisse Amisi que dão corpo ao jogo verde-amarelo, o que em jogos com equipas mais fortes poderá ser um fator contra. Para ilustrar o que dizemos, das onze jogadores inscritas na ficha de jogo, foram utilizadas dez, mas todos os pontos das torrejanas vieram do cinco inicial e em especial das quatro jogadoras acima referidas. Mariana Silva (28), Leticia Josefino (26), Wyttala Motta (11) e Clarisse Amisi (4).

_MG_8889
Mariana Silva (com bola) foi a melhor marcadora da partida e alimentou muito do jogo interior da sua equipa.

_MG_8919
Leticia Josefino também foi decisiva nas entradas para o cesto.

A jovem dupla de arbitragem esteve em muito bom nível.

Ficha do jogo

Árbitros: Tiago Agudo e Rui Farinha

_MG_8875
Tiago Agudo e Rui Farinha estiveram em bom nível.

Oficiais de Mesa: Tânia Joaquim, Mikael Ferreira e João Mota

_MG_8968
Tãnia Joaquim, João Mota e Mikael Ferreira foram os Oficiais de Mesa.

CD Torres Novas

Cinco Inicial: Mariana Silva, Leticia Josefino, Patrícia Martins, Wyttala Motta e Clarisse Amisi

Outras opções: Marta Maia, Beatriz Martins, Mariana Martins, Flávia Cabaço, Rafaela Paterno e Melany Monteiro

Treinador: José Monteiro e Bruno Martins

_MG_8831
Em cima, da esquerda para a direita: Bruno Martins (treinador adjunto), Clarisse Amisi, Leticia Josefino, Mariana Silva, Wytalla Motta, Flávia Cabaço, José Monteiro (Treinador). Em baixo, da esquerda para a direita: Patrícia Martins, Rafela Paterno, Beatriz Martins, Mariana Martins, Marta Maia e Melany Monteiro.

SL Benfica

Cinco Inicial: Cintia Dias, Ângela Castro, Té Santos, Joana Andrade e Tatiana Jordão

Outras opções: Barbara Xabregas, Luis Chumbinho, Marta Vargas, Samanta Carvalho, Larissa Fernandes e Maria Carvalho

Treinador: Tiago Afonso e João Magalhães

_MG_8827
Em cima, da esquerda para a direita: João Magalhães (Treinador Adjunto), Tiago Afonso (Treinador), Tatiana Jordão, Té Santos, Ãngela Castro, Bábara Xabregas e Cintia Dias. Em baixo, da esquerda para a direita: Luisa Chumbinho, Marta Vargas, Joana Andrade, Larisse Fernandes, Maria Carvalho e Samanta Carvalho.

Parciais: 26-12, 12-13, 13-12 e 18-19

 

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome