Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

BASQUETEBOL (Liga Feminina): Torres Novas vence justamente Quinta dos Lombos

5 de dezembro de 2015, 18 horas, Torres Novas

- Publicidade -

Liga Feminina de Basquetebol

Clube Desportivo de Torres Novas 77 – Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos 58

- Publicidade -

Vitória justa e merecida da equipa torrejana perante um adversário consagrado do basquetebol feminino nacional, que há três épocas atrás foi o Campeão Nacional da modalidade.

Inicio de jogo fraco de ambos os lado, com muitas perdas de bola, que se refletiu num zero a zero nos primeiros dois minutos de jogo. Quando o jogo começou a ser mais pensado, veio ao de cima o maior querer do Torres Novas. Maior agressividade, domínio evidente da luta nas tabelas, uma atitude defensiva de nível alto e   um acerto no lançamento digno de registo, em especial da linha de lance livre. Em todo o jogo, as torrejanas foram para a linha de lance livre catorze vezes e apenas falharam um lançamento, e foi no quarto período. Até ao intervalo, a superioridade da equipa da casa foi notória, que se traduzia numa vantagem de dez pontos (39-29).

Na segunda parte, fruto do que já vem sendo hábito, entrada desconcentrada, a equipa do CDTN permitiu que a Quinta dos Lombos se aproximassem no marcador, até aos 5 pontos de diferença. José Monteiro reage do banco e com uma paragem técnica, volta a trazer as suas jogadoras a jogo, incutindo-lhes novamente mais agressividade e força nas tabelas, ao mesmo tempo que Ezinne Kalu tira da cartola dois lançamentos longos a colocar a diferença pontual novamente nos dois dígitos. Chega-se ao final do terceiro quarto com vantagem caseira de onze pontos. No último período a gestão das posses de bola, a boa eficácia nos lançamentos por parte da equipa de Torres Novas e a resignação das lisboetas ditaram uma diferença final de 19 pontos.

Destaque no CDTN para os 53% de eficácia nos lançamentos de dois pontos, 23 cestos convertidos em 43 tentados, para os 18 pontos conseguidos de longa distância, mas acima de tudo para os 93% de eficácia da linha de lance livre. Nas tabelas capturaram 48 ressaltos, sendo que 36 foram na tabela defensiva, o que não permitiu ao adversário oportunidades de segundas e terceiras posses de bola/lançamentos.

Numa equipa que apenas utilizou 6 jogadoras, realce para as exibições da ainda júnior Mariana Silva, com 40 minutos jogados, 23 pontos (64% de eficácia de dois pontos) e 9 ressaltos e para a MVP da partida, Ezinne Kalu, que jogou os 40 minutos, anotou 25 pontos, capturou 9 ressaltos e fez 8 assistências.

MVP
Ezinne Kalu e Mariana SIlva, a americana e a ainda junior portuguesa foram preponderantes na vitória torrejana.

Ficha do jogo:

Palácio dos Desportos de Torres Novas

Árbitros: Pedro Cunha e Francisco Silva

Oficiais de Mesa: Ana Campos, Natália Mendes e Renato Valério

CD Torres Novas

Cinco Inicial: Mariana Silva, Sydnee Fipps, Patricia Martins, Vânia Sengo e Ezinne Kalu

Suplentes: Marta Maia, Ana Marques, Mariana Martins, Clarisse Amisi, Beatriz Martins e Rafaela Paterno

Treinador: José Monteiro

CRC Quinta dos Lombos

Cinco Inicial: Inês Viana, Marcy Gonçalves, Artemis Afonso, Beatriz Jordão e Janee Johnson

Suplentes: Lynette Holmes, Cláudia Viana, Helga Gonçalves, Carla Covane, Carolina Gonçalves

Treinador: José Leite

Parciais: 18-12, 21-17, 22-21 e 16-8

A opinião do treinador:

José Monteiro (Torres Novas)

IMG_1626
José Monteiro

 

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here