Abrantes, 9 de outubro de 2016, 9.30 horas
Campeonato Distrital de Basquetebol – Sub14 Femininos
Clube Náutico de Abrantes 41 – Chamusca Basket Clube 54
Inicio de mais uma época competitiva de basquetebol no distrito de Santarém, com a primeira bola ao ar a ser lançada em Abrantes, no que ao Campeonato Distrital de Sub14 Femininos diz respeito. O Clube Náutico que na época passada fez com esta equipa uma excelente prestação nas Sub12, ao passo que a equipa de Chamusca é a atual campeã distrital do escalão.
O jogo decorreu dentro do normal para o escalão. Relembramos a regra que obriga a que, nos dois primeiros períodos, os treinadores tenham que apresentar dois cincos distintos, o que faz com que os ritmos de jogo sejam diferentes quando entramos no terceiro e quarto período da partida.
Sobre a primeira parte diremos que a superioridade da equipa de Chamusca, no primeiro período, não foi tão evidente quanto a da equipa de Abrantes no segundo. No primeiro quarto a diferença esteve apenas na concentração defensiva e no acerto da pontaria com o cesto. No segundo tempo, a superioridade das abrantinas foi notória e clara, embora na hora do lançamento as coisas continuassem a não sair em pleno. Ao intervalo o resultado era favorável ao CNA por 25-20, com os parciais de 4-11 e 21-9.
Na segunda parte e com a possibilidade dos treinadores utilizarem as melhores jogadoras ao mesmo tempo, veio ao de cima a homogeneidade da equipa de Chamusca, com mais jogadoras a conseguirem fazer a diferença, juntado a isto uma certa passividade e adormecimento de jogadoras fulcrais na manobra abrantina. O terceiro quarto do jogo teve um parcial de 5-10, o que levava a partida empatada (30-30) para o último e decisivo período.
No quarto decisivo voltou a ser mais forte a equipa do CBC, embora a equipa de Abrantes tenha sentido e muito a exclusão prematura da sua jogadora mais influente, Maria Gonçalves, com cinco faltas pessoais. Faltavam jogar 7 minutos e o resultado estava desfavorável ao CNA por 4 pontos. No fim dos dez minutos, registou-se um parcial de 11-24, o que traduziu um resultado final de 41-54 favorável às forasteiras, justas vencedoras.
Destaques para as prestações de Maria Gonçalves e Leonor Crtistóvão, no CNA, com 11 e 16 pontos anotados respetivamente e de Alice Barroso e Ana Tomás, no CBC, com 15 e 11 pontos marcados respetivamente.
Ficha do jogo
Pavilhão da Escola Secundária Solano de Abreu
Árbitros: Sérgio Ferreira e Inês Lopes
Oficiais de mesa: Alice Bragança e Adriana Madeira
Náutico de Abrantes
1º Período: Mariana Lourenço, Matilde Simões, Vera Teles, Sara Gomes e Rita Santos
2º Período: Mariana Carvalho, Ana Branquinho, Leonor Cristóvão, Maria Gonçalves e Beatriz Bravo
jogaram ainda: Beatriz Apura
Treinador: Vasco Gonçalves
Seccionista: Paula Cristóvão
Chamusca Basket
1º Período: Fabiana Martinho, Alice Barroso, Salomé Jesus, Débora António e Flávia Martinho
2º Período: Alexandra Fernandes, Marta Carapinha, Maria Oliveira, Ana Tomás e Sofia Condenço
Jogaram ainda: Maria Condeço e Sara Silva
Treinador: Rui Oliveira
Parciais: 4-11, 21-9, 5-10 e 11-24
Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.