Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Fátima reabriu hoje

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, no concelho de Ourém, reabriu hoje às 11:00 com uma eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto, que incluiu a dedicação do altar.

- Publicidade -

De acordo com informação da Diocese Leiria-Fátima, a Basílica foi alvo de uma profunda intervenção de limpeza, conservação, restauro e requalificação de alguns espaços.

Os percursos devocionais, desenhados e concebidos pelo designer Francisco Providência, constituem a grande novidade, referiu ainda o Santuário.

- Publicidade -

“Criou-se um ‘itinerário devocional’ que permitirá aos peregrinos a oração junto dos túmulos e relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento. Destaca-se, também, a remodelação total do presbitério, que passa a contar com uma escultura de Bruno Marques, representando um Cristo Crucificado em bronze, que integra a escultura da Virgem Peregrina”.

A eucaristia que hoje se celebrou assinala o Dia do Consagrado e o encerramento do Ano da Vida Consagrada, tendo contado com a presença de várias congregações e novas comunidades.

O projeto desta basílica, cuja sagração aconteceu a 07 de outubro de 1953, foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes.

O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 metros de largura, construído inteiramente com pedra da região, sendo os altares de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.

Trata-se de um “exemplar do revivalismo neobarroco”, que foi sendo “melhorado por campanhas artísticas nos anos 1960, de que se destaca a introdução de vitrais na nave principal e pinturas no altar-mor, de João Sousa Araújo”.

 

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here