Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Barquinha: Sessão de divulgação dos fundos comunitários para minimizar danos dos incêndios

Dirigida aos proprietários dos prédios rústicos atingidos pelo incêndio florestal de 7 de Julho de 2015, realiza-se no próximo sábado, dia 12 de dezembro, nas Limeiras, Praia do Ribatejo, uma sessão de informação e divulgação sobre os fundos comunitários para minimizar os danos dos incêndios.

- Publicidade -

- Publicidade -

A referida sessão, que terá lugar no Centro Cultural e Desportivo Limeirense, às 17h, terá como tema as medidas de estabilização de emergência pós-incêndio na freguesia da Praia do Ribatejo no âmbito da ação 8.1.4 “Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos”.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está a elaborar uma candidatura a esta ação no âmbito da “Estabilização de emergência pós-incêndio”, com financiamento a 100%, visando a minimização do risco de erosão, contaminação/assoreamento das linhas de água, recuperação de infraestruturas danificadas e diminuição da perda da biodiversidade.
A área objeto de candidatura corresponde ao perímetro da área ardida decorrente do incêndio florestal do dia 7 de julho de 2015 vnbarquinha_zona ardida_Foto CMVNBarquinha(Portela/Tomar), localizado na freguesia da Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, encontrando-se identificada no mapa em anexo ao Edital n.º 34/2015, de 16 de novembro, referente às “Ações de Estabilização de Emergência pós-Incêndio na freguesia da Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha”.
As tipologias de intervenção a apoiar são as identificadas no Relatório de Estabilização de Emergência do Incêndio Florestal da Portela, que se encontra disponível para consulta na página oficial do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. [http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/relat/raa/resource/ficheiros/ree2015/LVT-REE_Portela_Tomar_2015.pdf] , bem como nos serviços municipais da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo.
Entre as tipologias de intervenção apoiadas encontra-se a consolidação de encostas e taludes, regularização e consolidação da superfície de caminhos, limpeza e desobstrução dos leitos e consolidação das margens de linhas de água, entre outras.

- Publicidade -

Os investimentos incidem em prédios rústicos do domínio privado, sendo que o município de Vila Nova da Barquinha solicita, aos  titulares, ou seus representantes, dos prédios rústicos abrangidos pela operação, a comparência nos serviços municipais da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha (Praça da República, 2260-411 Vila Nova da Barquinha), para se identificarem como tal, serem portadores do comprovativo de titularidade, através do artigo da matriz ou da descrição na Conservatória do registo Predial, e autorizarem a realização das intervenções em causa por parte do município de Vila Nova da Barquinha.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here