Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Barquinha: Exercício da NATO com posto de atendimento no Centro Cultural

Apoiar e esclarecer as dúvidas dos cidadãos civis durante o exercício militar Trident Juncture15, que está a decorrer na região, são os objetivos da criação do Posto de Atendimento CIMIC (Civil-Military Cooperation), da responsabilidade da Força de Resposta da NATO, que está a funcionar no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha até ao dia 6 de novembro.

- Publicidade -

- Publicidade -

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

O referido serviço funciona diariamente das 9h às 17h e é assegurado pela Companhia Geral CIMIC, que tem por objetivo a coordenação e cooperação civil-militar. A sua intervenção passa por fazer a ligação com as autoridades locais e população da área territorial em que se são desenrolar as operações militares do exercício Trident Juncture 2015, disponibilizando informação e minorando o impacto que o desenvolvimento das atividades operacionais possa vir a ter na vida das populações civis.

- Publicidade -

trident junctureOs períodos de maior atividade na região de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, estão previstos até dia 28 de outubro com deslocamentos de forças e meios entre o Regimento de Engenharia nº 1 (antiga Escola Prática de Engenharia) e o Cais de Tancos (maioritariamente antes das 8h e após as 18h); com a utilização do Cais de Tancos e o movimento de materiais no rio Tejo.

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

De 25 a 27 de outubro, estão previstos movimentos de forças para a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida (antiga Base Aérea nº3) durante a noite e madrugada.

Entre os dias 2 a 3 de novembro, está previsto o deslocamento de forças e meios entre o Regimento de Engenharia nº1 e o Cais de Tancos (maioritariamente antes das 8h e após as 18h), bem como o movimento de forças e meios entre a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida e o Cais de Tancos.

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

Na zona do Arripiado, no concelho da Chamusca, está prevista a colocação de brita à frente do cais para suavizar o declive (que será removida no final do exercício) e entre os dias 25 e 27 de outubro prevê-se o movimento de forças entre o Campo Militar de Santa Margarida e a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida durante a noite e madrugada.

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

Nos dias 2 e 3 de novembro, após a transposição do rio Tejo, as forças militares deslocam-se para o interior do Campo Militar de Santa Margarida através de estradas e caminhos públicos e privados.

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

O Trident Juncture 2015 é um exercício militar de grande visibilidade que em Portugal vai decorrer nas zonas de Santa Margarida, Tancos, Tróia, Setúbal e Beja e que traz ao território nacional mais de 10 mil militares de 14 países.

Fotografias de José Neves
Fotografias de José Neves

O exercício contará com 940 militares integrados na Força de Resposta da NATO e 2220 militares nos meios complementares. Portugal disponibilizará mais de 3000 militares que funcionarão como forças de apoio, totalizando cerca de 6000 efetivos portugueses envolvidos neste exercício.

 

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome