Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas/Ourém | Natálio Reis e Rui Vital na lista do PSD-CDS à Câmara

A coligação Ourém Sempre (PSD-CDS), encabeçada por Luís Albuquerque, apresentou na terça-feira, 23 de maio, a lista à Câmara Municipal de Ourém. José Poças das Neves não regressa, estando em seu lugar o ex-presidente da junta de Fátima e empresário Natálio Reis. Isabel Costa mantém-se e vem em número três, representando o CDS. Mas a grande surpresa é a presença de Rui Vital, atual presidente da união de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, que em 2013 concorreu como independente com o apoio do PS. As restantes listas são apresentadas a 13 de julho.

- Publicidade -

A lista do PSD-CDS à Câmara de Ourém é a seguinte, por ordem: Luís Albuquerque, Natálio Reis, Isabel Costa, Rui Vital, Amorim Gonçalves, Micaela Durão, Sandra Nunes da Silva e Luís Sousa. Luís Albuquerque salientou em conferência de imprensa que a expetativa é eleger entre quatro a cinco elementos para as lides do município.

Manuel Bento, diretor do Centro de Estudos de Fátima, é o mandatário da campanha. “Não conheço nenhuma ideologia melhor que a social-democracia e a democracia cristã”, frisou no início do seu discurso, elogiando o programa e a equipa de Luís Albuquerque. “Este programa rompe com um cinzentismo da forma de fazer política”, “virado para os cidadãos, para os jovens, para as famílias, para os idosos, para os empresários”, afirmou. Enalteceu ainda a experiência e conhecimento de Luís Albuquerque para liderar a Câmara Municipal.

- Publicidade -

Luís Albuquerque manifestou-se satisfeito com a equipa, referindo que “conseguimos juntar um leque de pessoas experientes, sérias, honestas”. Como número dois foi escolhido Natálio Reis, representando Fátima, a maior freguesia do concelho, com o autarca a admitir que foi algo difícil convencer o empresário a integrar a lista, afastado desde 2013 da política. Em número três encontra-se Isabel Costa, de acordo com o compromisso estabelecido com o CDS e a lei da paridade.

Rui Vital surge em quarto, representando o norte do concelho de Ourém. “Achamos que é uma mais valia para aquela zona”, destacou Luís Albuquerque. Representando a freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, o berço do município, está Amorim Gonçalves. Micaela Durão, professora, dá o seu contributo na temática da Educação e Sandra Nunes Silva ocupa o sétimo lugar da lista, reservado também ao CDS. Em último está Luís Sousa, o mais jovem de todos os candidatos.

No momento das questões, a curiosidade da comunicação social recaiu sobre Rui Vital e a sua integração na lista do PSD-CDS para as eleições de 1 de outubro. Rui Vital esclareceu que está na vida política desde 2005, inicialmente nas listas do PSD mas depois através de movimentos independentes. Em 2013 foi apoiado oficialmente pelo PS. “Fui convidado também para o mesmo lugar da lista do Paulo Fonseca”, admitiu, mas entendeu que a lista de Luís Albuquerque “é o caminho para o concelho de Ourém”.

Rui Vital encontra-se envolvido num processo de peculato juntamente com o presidente da Câmara, Paulo Fonseca, o ex-chefe de gabinete João Heitor e o ex-vereador José Alho devido à contratação pública de um vigilante que afinal exercia funções de treinador de futebol num clube de Freixianda, com o dobro do salário. O processo valeu a Paulo Fonseca um ação de perda de mandato do Ministério Público. Questionado se a situação de Rui Vital não enfraqueceria a lista, Luís Albuquerque respondeu que o autarca “não foi condenado” nem tem nada que o impeça de concorrer.

O programa e restantes listas eleitorais são apresentados a 13 de julho. Luís Albuquerque adiantou porém que quer criar um pelouro para a juventude e o associativismo.

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here