Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas | PS quer fazer de Abrantes “a grande referência cultural” do Médio Tejo (c/áudio e vídeo)

O professor Manuel Jorge Valamatos concorre à Câmara Municipal de Abrantes pelo Partido Socialista com um programa “para uma década” e com o objetivo de fazer de Abrantes “a grande referência cultural do Médio Tejo”, região onde se insere.

- Publicidade -

Sob o mote ‘Abrantes Vale Mais’, o atual presidente da autarquia, que assumiu o cargo em 2019 depois de Maria do Céu Antunes ter sido chamada a funções governativas, disse que concorre às eleições autárquicas para abrir “um novo ciclo” de desenvolvimento e com “um programa eleitoral para a próxima década”, cujas linhas mestras serão apresentadas nas próximas semanas e onde a vertente do turismo cultural é uma das grandes bandeiras.

“Queremos valorizar o nosso património, material e imaterial, afirmando Abrantes como uma cidade verdadeiramente aberta ao turismo e a grande referência cultural do Médio Tejo”, vincou.

- Publicidade -

Manuel Jorge Valamatos, 56 anos, que se candidata pela primeira vez à Câmara Municipal como cabeça de lista, destacou ainda a “democratização do território, a solidariedade, a aposta na educação, a cultura e as infraestruturas como pilares do projeto político” do Partido Socialista de Abrantes. 

Manuel Jorge Valamatos concorre à Câmara Municipal de Abrantes pelo Partido Socialista com um programa “para uma década” e com o objetivo de fazer de Abrantes “a grande referência cultural do Médio Tejo”. Foto: PS

O programa a apresentar em data a anunciar vai ainda incidir em projetos de “valorização dos jovens, mas também dos mais velhos”, em “valorizar as empresas, através da inovação e da tecnologia, criando condições para aumentar a empregabilidade e a fixação de pessoas no concelho”, tendo o agora candidato feito notar que “mais de metade” do seu mandato enquanto presidente de Câmara “fica marcado por uma pandemia à escala mundial, com efeitos negativos na saúde, na educação, na economia, no emprego e na sociedade em geral”.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, CANDIDATO PS A ABRANTES

“Quando ultrapassarmos esta pandemia, queremos Abrantes de volta à vida, onde se nasce, cresce, trabalha e investe. Onde se respira, transpira e vive. Onde somos felizes. Queremos valorizar todos vós, porque vocês valem mais, porque todos os abrantinos valem mais, porque Abrantes Vale Mais!”, afirmou, numa alusão ao mote da campanha socialista.

VÍDEO | INTERVENÇÃO DE BRUNO TOMÁS E MANUEL JORGE VALAMATOS

Manuel Jorge Séneca da Luz Valamatos dos Reis, 56 anos, professor de Educação Física, natural de Tramagal, residente em Rossio ao Sul do Tejo, desde jovem integrou vários clubes e associações desportivas do concelho, enquanto membro de direção, treinador ou professor de modalidades desportivas.

Desde 2013 que assume também as funções de presidente do Conselho de Administração dos SMA (Serviços Municipalizados de Abrantes).

Militante do Partido Socialista desde 2003, Manuel Jorge Valamatos começou o seu percurso autárquico em 2002, como adjunto do presidente da Câmara, tendo assumido as funções de vereador em 2004, função que exerceu até fevereiro de 2019, altura em que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Abrantes rendendo no cargo Maria do Céu Antunes, atual ministra da Agricultura.

O Jardim do Castelo recebeu no dia 17 de julho a cerimónia de apresentação dos cabeças de lista do Partido Socialista aos órgãos autárquicos de Abrantes

O Jardim do Castelo foi o palco da cerimónia de apresentação dos cabeças de lista do Partido Socialista aos órgãos autárquicos de Abrantes. Este evento marcou o início do percurso eleitoral até às eleições do próximo dia 26 de setembro.

Ricardo Aparício, presidente da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista, foi o primeiro a discursar, numa cerimónia sem público, dando conta que a campanha “inicia-se com esta apresentação, com a colocação dos primeiros outdoors, o lançamento do Facebook, do Instagram e brevemente o site da campanha Abrantes Vale Mais”.

“Num momento em que o país enfrenta um desafio ímpar, somos obrigados a fazer uma campanha eleitoral fora do contexto normal”, notou, tendo afirmado que os candidatos apresentados “realizarão as suas campanhas com um compromisso pela verdade, transparência e integridade, em busca de um futuro melhor” para o concelho, e que a “democratização e a coesão do território Abrantino é um desígnio” que o PS assume. 

Depois de agradecer aos atuais candidatos e aos presidentes de Junta e de Câmara que desempenharam funções eleitos pelo PS, Ricardo Aparício reforçou “a ambição de, com toda a humildade democrática, lutar por alcançar uma grande vitória eleitoral por Abrantes e pelos Abrantinos”, alicerçada “num trabalho de proximidade e de resolução de problemas concretos e num trabalho centrado nas pessoas”.

Ricardo Aparício, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Abrantes.

ÁUDIO | RICARDO APARÍCIO, PRESIDENTE CPC PS ABRANTES

Liliana Carvalho, uma das 4 mulheres que encabeçam as listas do Partido Socialista às Juntas de Freguesia do concelho, candidata-se à Junta de Freguesia de Rio de Moinhos.

A professora disse reconhecer que “após 20 anos dedicação à causa associativa, a causa política é um bem essencial para as comunidades quando é feito com respeito, genuinidade e dedicação. São estes valores que espero levar por diante caso consiga alcançar o objetivo de vencer a eleição para a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos”, afirmou.

Liliana Carvalho, candidata do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Rio de Moinhos

ÁUDIO | LILIANA CARVALHO, CANDIDATA À FREGUESIA DE RIO DE MOINHOS

De seguida usou da palavra Bruno Tomás, Coordenador Distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e recandidato à presidência da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, que lidera desde 2013.

“Aquilo que as pessoas nos vão emprestar no dia 26 de setembro, que é o poder do seu voto, nós temos de saber usá-lo para mudar a qualidade de vida das nossas comunidades”, afirmou.

Bruno Tomás, recandidata-se á presidência da UF Abrantes e Alferrarede

O PS de Abrantes já deu a conhecer todos os cabeças de listas aos vários órgão autárquicos, sendo que, além de Manuel Jorge Valamatos, que concorre à Câmara Municipal, António Gomes Mor, 72 anos, consultor, recandidata-se à Assembleia Municipal.

António Gomes Mor, recandidata-se a presidente da AM Abrantes

Para as 13 Assembleias de Freguesia do concelho de Abrantes os cabeças de lista anunciados são Bruno Tomás, pela União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Hélder Quintas, na União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, José Felício, para a União de Freguesias de Alvega e Concavada, Manuel Alves, para Bemposta, Luís Vermelho, a Carvalhal, Sónia Alagoa, nas Fontes, Teresinha Barreiro, a Martinchel, Pedro Matos, a Mouriscas, Maria Florinda, ao Pego, Liliana Carvalho, a Rio de Moinhos, Amílcar Alves, à União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, Luís Valamatos, à União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, e Pedro Rodrigues, à Assembleia de Freguesia de Tramagal.

Nas últimas eleições autárquicas em Abrantes, o PS elegeu cinco elementos para o executivo, e o BE e o PSD elegeram um vereador cada.

As eleições autárquicas estão agendadas para o dia 26 de setembro.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome