Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Junho 12, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas | Manuela Arsénio é a candidata da CDU à Câmara Municipal de Constância

As candidatas da CDU a presidente da Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Constância são, respetivamente, Maria Manuela de Oliveira Arsénio e Júlia Maria Gonçalves Lopes de Amorim, anunciou hoje a Coligação Democrática Unitária. A CDU avançou ainda com os seus candidatos às três juntas de freguesia do concelho.

- Publicidade -

O percurso autárquico de Manuela Arsénio foi iniciado em 2001 tendo sido eleita como presidente da junta de freguesia de Santa Margarida da Coutada, durante dois mandatos. Na Câmara Municipal de Constância desempenhou funções de vereadora, vice–presidente e adjunta da presidência (2009-2013 e 2013-2017, respetivamente). Júlia Amorim, candidata à Assembleia Municipal, por sua vez, foi presidente de Câmara entre 2013 e 2017, ano em que Sérgio Oliveira conquistou as eleições e o município para o PS.

Com 50 anos, Manuela Arsénio, a candidata à Câmara de Constância pela CDU, possui formação na área do património e museologia (Bacharelato em Tecnologia em Conservação e Restauro, e Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Arte, Arqueologia e Restauro – Opção Arte, pelo Instituto Politécnico de Tomar, além de um Pós-Graduação em Museus e Educação, e desenvolvimento da componente curricular do Mestrado Museologia – Universidade de Évora, sendo Pós-Graduada em Gestão Autárquica, pelo ISLA.

- Publicidade -

O percurso profissional de Manuela Arsénio iniciou-se nas áreas da formação e do restauro, em igrejas e mosteiros do nosso país, entre 1996 e o ano 2000. Entre o ano de 2000 e 2009 lecionou diversas disciplinas no Instituto Politécnico de Tomar, na Área da Arqueologia Museologia e Turismo, no Curso de Gestão Turística e Cultural.

A nível associativo destaca-se a colaboração com o Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre “Os Relâmpagos”, onde nos últimos anos exerce o cargo de presidente do Concelho Fiscal. Desde há alguns anos está ligada aos órgãos diretivos da Associação da Casa Memória de Camões em Constância, desempenhando atualmente o cargo de Tesoureira da direção.

Por seu lado, Júlia Maria Gonçalves Lopes de Amorim, de 57 anos, é Licenciada em Biologia e Geologia tendo sido professora na Escola Luís de Camões em Constância, entre outras.

Como autarca, eleita pela CDU, foi presidente da Junta de freguesia de Constância (1990-1993), vereadora da Câmara Municipal de Constância (1994-2013), tendo assumido a presidência desta autarquia de 2013 a 2017.

A coordenadora do PCP de Constância e atual vereadora eleita pela CDU, Júlia Amorim (ex-presidente de Câmara) diz que a CDU está pronta para ser alternativa em 2021. Foto: DR

No âmbito do movimento associativo, foi tesoureira no Clube Estrela Verde de Constância e atualmente integra a Direção Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres e o Conselho Português para a Paz e Cooperação. Atualmente exerce funções de vereadora, sem pelouros atribuídos. Júlia Amorim é Militante do PCP e membro da Direção da Organização Regional de Santarém.

Quanto às freguesias do concelho de Constância, a CDU anuncia que são candidatos à presidência da Junta de Freguesia de Constância, de Montalvo e de Santa Margarida da Coutada, António Carlos Garcia Espadinha Calhau, Álvaro Manuel Morais Alves e António José Calado Martins Pinheiro, respetivamente.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome