Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas | Fernando Freire (PS) anunciou recandidatura à Barquinha no dia da Liberdade (c/ÁUDIO)

O atual presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, é o candidato do PS nas próximas eleições autárquicas à presidência daquela autarquia, foi hoje anunciado.

- Publicidade -

- Publicidade -

A recandidatura de Fernando Manuel dos Santos Freire, militar na reforma e advogado, 61 anos, a cumprir o seu segundo mandato, foi hoje anunciado pela Concelhia do PS de Vila Nova da Barquinha, tendo o próprio afirmado ao mediotejo.net que a escolha do dia da Liberdade não foi aleatória e que a recandidatura que agora assume “assenta num projeto de continuidade, de estabilidade”, e com atenção redobrada aos problemas sociais decorrentes da pandemia.

ÁUDIO: FERNANDO FREIRE, RECANDIDATO À CM VN BARQUINHA:

- Publicidade -

Em comunicado, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Nova da Barquinha anunciou hoje ter aprovado, por unanimidade, a recandidatura de Fernando Freire para liderar a candidatura à Câmara Municipal.

“Neste contexto árduo de pandemia em que todos vivemos a concelhia do PS reitera a confiança plena em Fernando Freire para continuar a desenvolver um trabalho de proximidade, competente, empreendedor, transparente e credível”, pode ler-se na nota.

Em 2017, o Partido Socialista venceu as eleições autárquicas com maioria absoluta e reforçou mesmo os resultados de 2013, quando Fernando Freire se candidatou pela primeira vez em Vila Nova da Barquinha.  O PS obteve uma vitória expressiva em na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas quatro freguesias do concelho com valores, na maioria dos casos, acima dos 65%. Fernando Freire foi eleito com 65,17%, (2.2294 votos), que asseguraram quatro mandatos em cinco possíveis, acontecendo o mesmo ao nível da presidência das juntas de freguesia.

Manuel Honório conquistou nas últimas eleições 65,32% (535 votos) na freguesia de Atalaia, Benjamin Reis 61,29% (494 votos) na freguesia de Praia do Ribatejo, José Miguel Homem 66,44% (97 votos) na freguesia de Tancos e João Machado 66,78% (1.168 votos) na freguesia de Vila Nova da Barquinha. O único lugar que sofreu alterações – não ao nível da força partidária, mas do seu ocupante – foi o do presidente da Assembleia Municipal com António Ribeiro a substituir Rui Picciochi ao obter 62,22% (2.190 votos).

Fernando Freire (PS), a cumprir o seu segundo mandato, anunciou a recandidatura ao município de Vila Nova da Barquinha no dia da Liberdade. Foto arquivo: mediotejo.net

A coligação PPD-PSD / CDS-PP voltou a assumir-se em 2017 como principal partido da oposição ao obter 17,10% (602 votos), mantendo um vereador no executivo municipal, seguido pelo PCP-PEV que obteve 11,88% (418 votos), que continua sem vereador. Ao nível da Assembleia Municipal, a coligação PPD-PSD / CDS-PP obteve 17,76% (665 votos) e o PCP-PEV 14,15% (498 votos). Neste órgão deliberativo o PS conquistou 10 mandatos, a coligação PPD-PSD / CDS-PP três mandatos e o PCP-PEV dois mandatos.

Os resultados eleitorais reforçaram a presença socialista em todos os órgãos municipais tendo-se registado uma subida no número de votos em relação a 2013. Uma vitória expressiva da qual Fernando Freire disse na ocasião ter “plena consciência” devido à “própria campanha, pelos sentimentos e a proximidade das pessoas”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome