Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Autárquicas | Coligação Cidadãos por Alcanena destrona PS, próximo presidente será Rui Anastácio

Depois de 12 anos de governação socialista, a câmara de Alcanena foi conquistada pela coligação PSD-CDS-MPT. Na hora da vitória, Rui Anastácio disse que a sua equipa vai "lutar com unhas e dentes" para honrar o voto de confiança dos eleitores.

A coligação eleitoral ‘Cidadãos por Alcanena – Concelho com Futuro’, entre PPD-PSD, CDS-PP e MPT, conquistou a Câmara Municipal de Alcanena ao Partido Socialista, conseguindo 4 eleitos, enquanto o PS elegeu três. Rui Anastácio será assim o novo presidente da Câmara Municipal alcanenense.

- Publicidade -

No que toca a números, a coligação PPD/PSD-CDS-PP-MPT conquistou 3.150 votos (46,49%), enquanto o PS, que tinha Hugo Santarém como cabeça de lista, se ficou pelos

Desde o início que os ambientes destoavam. Embora ambas as sedes de campanha – que se encontravam muito perto uma da outra, em lados opostos de uma das principais estradas de Alcanena – se mostrassem apreensivas de início, com palavras comedidas entre os comes e bebes, com a progressiva divulgação dos resultados a confiança foi crescendo entre os apoiantes do movimento encabeçado por Rui Anastácio, enquanto a sede de campanha de Hugo Santarém se mostrava mais comedida e silenciosa.

- Publicidade -

Festa em Alcanena, com a eleição de Rui Anastácio (PSD-CDS-MPT) para presidente da Câmara, depois de 12 anos de governação socialista. Créditos: mediotejo.net

Conforme foram sabendo das conquistas alcançadas em termos de Juntas de Freguesia, os apoiantes da coligação PPD/PSD-CDS-PP-MPT iam fazendo ecoar a alegria das suas celebrações. Quando ficou finalmente confirmada a conquista da Câmara Municipal, os festejos subiram de tom, foguetes foram lançados e até um bailarico improvisado se fez.

O ambiente foi de festa em Alcanena, pela eleição de Rui Anastácio, da coligação PSD-CDS-MPT.

Do outro lado da estrada, reinava o silêncio. Eram dois climas antagónicos.

Na sede de campanha de Hugo Santarém, que perdeu a câmara detida pelo partido socialista, a desilusão com o resultado era notória. Créditos: mediotejo.net

Com o resultado alcançado, com Rui Anastácio seguem para o executivo municipal Alexandre Pires, Marlene Carvalho e Nuno Silva. 

Rui Anastácio, entre as comemorações com a sua vasta equipa de apoiantes, falou com o mediotejo.net.

Rui Anastácio, considera que “funcionou a democracia”, dizendo que a sua candidatura ganhou a corrida à Câmara mas que “foi também o concelho de Alcanena que ficou a ganhar”.

Agradecendo a confiança dos munícipes, o recém-eleito presidente diz que a sua equipa vai “lutar com unhas e dentes” para honrar esse voto de confiança.

O mediotejo.net tentou contactar Hugo Santarém (PS) para obter uma reação a estes resultados, mas não obteve resposta.

As freguesias do concelho de Alcanena dividiram-se entre os dois partidos, tendo o PS conquistado as freguesias de Bugalhos, Alcanena, Monsanto e Moitas Venda e a coligação PPD/PSD-CDS-PP-MPT as de Minde, Malhou, Louriceira e Espinheiro e Serra de Santo António.

Resultados finais

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome