Sábado, Dezembro 4, 2021

Autárquicas | CDU quer devolver Sérgio Ribeiro à Assembleia Municipal de Ourém (c/áudios)

A CDU apresentou na segunda-feira, 7 de junho, os seus cabeças de lista à Câmara Municipal de Ourém e Assembleia Municipal de Ourém. Nesta força política em específico, os olhos voltam-se para o candidato à Assembleia, Sérgio Ribeiro, o ex-deputado municipal que mais tempo esteve em funções e que em 2017 decidiu concorrer à Câmara.

- Publicidade -

Por dois votos, a CDU ficou sem assento na Assembleia, não tendo obtido também posição na vereação. Depois de quatro anos sem qualquer presença da CDU nos órgãos municipais de Ourém, Sérgio Ribeiro quer voltar. 

Intervenção Sérgio Ribeiro

- Publicidade -

Os nomes já foram dados a conhecer, mas a CDU quis apresentar presencialmente os seus candidatos às autárquicas deste ano. Não obstante Marco Jacinto seja o candidato à Câmara, os olhos estão colocados no histórico dirigente do PCP e ex-deputado europeu, que esteve cinco mandatos na Assembleia Municipal, desempenhando uma posição sempre ativa e crítica. 

Rosário Carrança será a número 2 à assembleia municipal, podendo vir a substituir Sérgio Ribeiro Foto: mediotejo.net

Em 2017, Sérgio Ribeiro encabeçou a lista à Câmara de Ourém, dando assim lugar às novas gerações na Assembleia. No entanto a CDU perdeu o assento que mantinha há 20 anos.

“Foram dois votos que nos ficaram atravessados na garganta”, admitiu Sérgio Ribeiro na sua intervenção.

Sérgio Ribeiro sobre mandato 2017/21

Nas autárquicas deste ano, não obstante frise sempre o trabalho da equipa, Sérgio Ribeiro e a CDU querem recuperar essa posição. “Conseguir uma presença que contribua para a gestão municipal” é o objetivo da CDU em Ourém, que quer concorrer apenas às juntas onde consiga apresentar “listas credíveis”, frisou, adiantando que as mesmas estão ainda a ser constituídas.

Questionado pelo mediotejo.net sobre a avaliação que faz da Assembleia neste mandato que esteve ausente, Sérgio Ribeiro afirmou que viu “um grande desejo de afirmação” pessoal.

“Vi mais como um instrumento de afirmação pessoal do presidente da Assembleia Municipal”, reiterou, faltando ao debate um elemento do CDU.

Intervenção de Marco Jacinto

Também presente, Marco Jacinto expôs algumas das linhas orientadores da sua candidatura, nomeadamente o combate à “municipalização dos serviços”, mas admitiu que o grande objetivo da CDU de Ourém é a reeleição de Sérgio Ribeiro.

“Representará uma maior defesa dos interesses da população na assembleia municipal e na câmara”, salientou. 

Marco Jacinto, candidato da CDU à Câmara Municipal de Ourém. Foto: CDU

Marco Jacinto referiu ainda que há um longo caminho a percorrer no setor cultural, frisando a polarização do território nos seus centros urbanos em detrimento dos espaços rurais. Deixou também críticas à rede de estradas e de transportes.

Na sessão foi apresentada Rosário Carrança, a número dois da lista à Assembleia Municipal da CDU e que poderá vir a substituir Sérgio Ribeiro. A autarca traz experiência de Sintra e da Charneca da Caparica, onde já desempenhou posições públicas.

“É um desafio”, frisou, referindo que mora no concelho há um ano. “Acredito que este é o melhor projeto para a população”.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome