Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas | Advogada Anabela Estanqueiro sai da lista do PS à Câmara de Tomar

Anabela Estanqueiro retirou-se da lista de candidatos à Câmara Municipal de Tomar para as próximas eleições autárquicas, anunciou a concelhia do PS, em comunicado. A socialista que seguia como n°4 na candidatura é advogada síndica na Câmara de Tomar, desde 2015, tendo sido renovado no final de junho o contrato para a prestação de serviço por mais três anos. O PS considera que “não haveria impedimento legal” e que se trata de uma situação “iminentemente política”.

- Publicidade -

“Porque não quer a candidatura socialista que existam quaisquer dúvidas e que a integridade das listas e da candidata seja manchada por futuras campanhas populistas, até porque estamos habituados a permanentes tentativas de suspeição por parte de alguma oposição” e “porque ao PS interessa apenas o debate de ideias e projetos para o concelho e não questiúnculas que disfarcem o contrário por parte de outros, entendeu a cidadã Anabela Estanqueiro retirar a sua propositura”, lê-se no documento divulgado na tarde desta segunda-feira, dia 9 de agosto.

A Concelhia afirma que não foi “indicada qualquer falha” por parte do tribunal aquando a entrega das listas candidatas do PS, mas que “verificou-se no imediato que uma alteração recente na Lei cria dúvidas na sua interpretação, mostrando até incoerências entre artigos dessa mesma Lei. Alteração essa que refere a data de entrega das listas e não o normal e espectável: a data de eleição”.

“Apesar de consultados vários juristas, e de ser opinião geral de que não haveria impedimento legal, a questão é iminentemente política, e prende-se com um dos elementos constantes da lista candidata à câmara municipal, a cidadã Anabela Estanqueiro”, justifica.

Deste modo, “todos os elementos seguintes sobem um lugar”, passando a lista à Câmara Municipal a ser constituída por Hugo Cristóvão, Filipa Fernandes, Hélder Henriques, Rita Freitas, José Pereira, Célio Marques, Saudade Pocinho, Rita Cúrdia, Nuno Rodrigues, Ana Catarina Rodrigues, Simão Francisco, Ivo Silva.

“A equipa foi composta por forma a ser complementar e de grande capacidade e competência, pelo que a confiança na sua qualidade e reconhecimento por parte dos tomarenses se mantém em pleno”, reafirma a concelhia socialista.

Quanto a Anabela Estanqueiro, irá agora assumir a presidência da Comissão de Honra da candidatura que será apresentada dia 4 de setembro, e que tem por objetivo “continuar a trabalhar para manter Tomar No Caminho Certo”, termina a mesma informação.

Recorde-se que a advogada foi contratada como síndica do Município em 2015, integrando a concelhia do PS de Tomar e a Comissão Distrital, foi deputada municipal e inclusive membro da administração dos SMAS.

A candidata apresentou-se na sessão de apresentação das listas à Câmara e Assembleia Municipal, que decorreu a 24 de julho.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome