Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Autárquicas 2021 | Resumo do debate entre os candidatos de Constância

A urgência de uma nova ponte é a questão mais premente para todos candidatos à Câmara Municipal de Constância nas Eleições Autárquicas, mas também os temas do ambiente, da educação e do turismo foram abordados no debate que se realizou esta terça-feira, 14 de setembro. Nos estúdios de televisão da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes estiveram Francisco Morgado (Chega), José Morgado (CDS), Manuel Lapa (PSD), Manuela Arsénio (CDU) e Sérgio Oliveira, atual presidente e (re)candidato pelo PS.

- Publicidade -

Sérgio Oliveira (PS) Natural e residente de Santa Margarida, tem 35 anos, é licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico Criminais pela Universidade de Coimbra. Antes de ser eleito em 2017 como presidente de Câmara, exercia funções de jurista no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Manuela Arsénio (CDU) Técnica de conservação e restauro, com formação superior pelo Instituto Politécnico de Tomar e pela Universidade de Évora, é também Pós-Graduada em Gestão Autárquica pelo ISLA. Foi presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida e vereadora na Câmara Municipal e pertence aos órgãos diretivos da Associação Casa-Memória de Camões.

- Publicidade -

Manuel Lapa (PSD) Eletrotécnico de profissão, tem 63 anos.

José Morgado (CDS) Tem 53 anos e é técnico de instrumentação de controlo industrial na Pegop.

Francisco Morgado (Chega) Perito técnico do setor automóvel, tem 79 anos e concorre como independente, depois de ter exercido o cargo de vereador na Câmara Municipal pelo PSD em 1994-1998.

Coube a Manuela Arsénio (CDU) iniciar o debate, dizendo que as duas principais preocupações da candidatura se prendem com a educação e as acessibilidades, principalmente a questão da ponte. A candidata da Coligação Democrática Unitária referiu que em Constância é o turismo e a cultura que têm de ser potenciados, enquanto em Montalvo o enfoque deve ser dado à zona industrial e à Quinta Dona Maria, a qual pode ter a vertente cultural e patrimonial. Em Santa Margarida, segundo a candidata, deve-se atentar nas potencialidades do parque ambiental.

Além de querer garantir a decisão política central para a construção da ponte sobre o tejo em Constância, Manuel Lapa, candidato pelo PSD, afirmou que tem também como objetivos principais os de resolver o isolamento das populações entre as freguesias através de uma resposta adequada de transporte publico eficiente, e de integrar uma estratégia de desenvolvimento no plano da educação para satisfazer as necessidades educativas.

O candidato do CDS, José Morgado, disse que o turismo está em falta no concelho, apontando para aí a principal preocupação da sua candidatura. O candidato considera que Constância, como concelho no seu todo, tem um potencial turístico muito grande mas que este não está a ser bem trabalhado, afirmando que o município tem a responsabilidade de fazer um projeto de turismo articulado com as diferentes entidades do concelho, desde os restaurantes, à canoagem ou hipismo, o que vai potenciar a criação de emprego.

Sérgio Oliveira (PS) diz que para o imediato a sua candidatura tem como prioridade um conjunto de projetos que já estão a ser construídos, e os quais quer ver concluídos num curto espaço de tempo, como a requalificação da Rua do Moinho de Vento e da Avenida das Forças Armadas, ou a continuidade do projeto para a instalação de uma praia fluvial na zona ribeirinha de Constância, um “investimento estruturante para o concelho” e bandeira da candidatura do Partido Socialista.

Enfocando a questão dos transportes, nomeadamente os transportes intermunicipais, Francisco Morgado (Chega), relativamente à questão da ponte, disse que tem de ser feito um estudo e um projeto credível, e deixou inclusive a sugestão de se criar um entendimento com o concelho de Vila Nova da Barquinha para que a construção da ponte seja feita perto da zona do Castelo de Almourol, algo que na opinião do candidato permitiria uma via mais direta para o Eco Parque do Relvão, evitando que os camiões de resíduos circulassem dentro das localidades. 

Sobre a questão da ponte, Manuel Lapa (PSD) afirmou que é em Constância que se situa a melhor opção, uma vez que é neste local que, segundo o candidato social democrata, está o percurso mais curto e o que acarreta menos impacto a nível ambiental, uma vez que “já existe uma fábrica ao lado da ponte” (Caima).

Relativamente a este tema, José Morgado (CDS) disse que a construção da ponte vai beneficiar não só Constância mas toda a região, referindo os muitos custos adicionais que os entraves da ponte estão a criar, nomeadamente ao nível das indústrias da margem sul, mencionando ainda que existem mais oportunidades para o lado sul do concelho em termos económicos, considerando necessário o estabelecimento de um supermercado ou de um posto de combustível. A rentabilidade da criação destas infraestruturas foi rebatida por Francisco Morgado (Chega), o qual só vê que a rentabilização possa existir, caso sejam concedidos benefícios por parte da Câmara, como redução nos impostos ou no preço da água e eletricidade.

Sobre a questão das acessibilidades e da ponte, Sérgio Oliveira (PS) referiu que “todos os 13 concelhos do Médio Tejo assinaram um documento conjunto onde dizem claramente que Constância tem um problema que precisa de ser resolvido”, fruto também do trabalho do atual executivo, o qual pretende continuar esse empreendimento. O autarca afirmou que este não é só um problema de Constância, mas sim da região e do país.

Pode ver o debate na íntegra no nosso canal de YouTube:

CONSTÂNCIA

O concelho de Constância, com 3.309 eleitores, é composto por três freguesias: Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada. 

O Partido Socialista venceu por maioria absoluta nas últimas eleições autárquicas, com 53,8% dos votos. Com maioria absoluta em Montalvo e Santa Margarida e maioria relativa em Constância, nas eleições de 2017 votou 72,3% da população.

Após vencer as primeiras eleições livres depois do 25 de abril, em 1976, o PS só recuperou a Câmara de Constância em 2017. Durante esse interregno, a vila viveu sob a governação do PSD durante dois mandatos (em 1979 e em 1982), e da CDU (PCP-PEV) pelo período de oito mandatos (desde 1985 e até 2013). Os cerca de 32 anos de governação comunista foram rompidos em 2017 pelo regresso do PS ao poder, com Sérgio Oliveira. Nessas eleições, a CDU foi a segunda força mais votada, com 30,7% dos votos (longe dos 53,8% conquistados pelo PS), seguida pelo MIC (7,10%), e pela coligação PSD-CDS (5,21%).

No que respeita aos vereadores da Câmara Municipal em 2017, o PS conquistou mais um eleito, passando para três, enquanto a CDU perdeu um, passando para dois vereadores. 

Já nas Assembleias de Freguesias, Constância teve nas eleições de 2017 três eleitos do PS, dois da CDU e dois do MIC, Montalvo com cinco do PS e quatro da CDU, à semelhança de Santa Margarida da Coutada.

Para as eleições autárquicas de 2021 em Constância, é de destacar que PSD e CDS não concorrem em coligação mas separadamente, e há um novo partido a concorrer: o Chega.

Candidatos no concelho de Constância

PS

Câmara Municipal Sérgio Oliveira
Assembleia Municipal António Luís Mendes
Constância Paulo Gameiro Freitas
Montalvo Ana Luísa Manique
Santa Margarida José Manuel Ricardo

PSD

Câmara Municipal Manuel Lapa
Assembleia Municipal Madalena de Sousa
Constância Luís Gonçalves
Montalvo Vasco Botelho de Sousa
Santa Margarida Gabriela Peixinho

CDU

Câmara Municipal Manuela Arsénio
Assembleia Municipal Júlia Amorim
Constância António Calhau
Montalvo Álvaro Alves
Santa Margarida António Pinheiro

CDS

Câmara Municipal José Morgado

Chega

Câmara Municipal Francisco Morgado

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome