Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Autárquicas 2021 | Cumprimos o compromisso: debates em todos os concelhos, entre todos os candidatos (C/VIDEO)

O ciclo de debates para as Eleições Autárquicas de 2021 chegou ao fim na terça-feira, dia 21 de setembro. Ao todo realizámos 14 debates, distribuídos ao longo de sete dias, que colocaram frente a frente os candidatos às Câmaras Municipais dos 13 concelhos da região e à Junta de Freguesia de Tramagal, localidade que viu nascer este projeto jornalístico e onde se encontra a sua sede.

- Publicidade -

Para este empreendimento o jornal mediotejo.net contou com as parcerias da Rádio Antena Livre nos seus 6 concelhos de abrangência e do IPT – Instituto Politécnico de Tomar para a utilização dos estúdios de televisão da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com a colaboração de professores e alunos da licenciatura de Comunicação Social e do Ctesp em Realização e Produção Televisiva, que asseguraram toda a parte técnica deste ciclo de debates.

As transmissões em vídeo, feitas em direto, foram realizadas no site do mediotejo.net, bem como nos seus canais de YouTube e página de Facebook, enquanto que a transmissão em áudio ocorreu em direto na Rádio Antena Livre, nos 6 concelhos da sua abrangência. Posteriormente foram sendo publicados artigos de resumo e de análise dos debates nos sites do mediotejo.net e da Rádio Antena Livre/Jornal de Abrantes.

- Publicidade -

Patrícia Fonseca, do mediotejo.net, realçou a importância desta colaboração no sentido de ajudar os alunos da ESTA a terem uma vertente mais prática, a trabalharem em “ambiente real”, com todas as falhas que possam haver e que acontecem com todos, mesmo entre os que têm muitos anos de carreira. A diretora do jornal online faz um balanço positivo, sublinhando ainda uma “grande” participação tanto da parte dos candidatos como do público, e finalizou: “sozinhos vamos mais depressa, mas em parceria com outras pessoas vamos mais longe”.

Da parte da Rádio Antena Livre, Patrícia Seixas diz crer que esta é a forma ideal de continuar a realizar os debates uma vez que, através da junção dos vários meios, se chega a mais pessoas e que se escusa de diversificar muito as coisas quando o objetivo é exatamente o mesmo: “mostrar aos eleitores dos nossos concelhos quais são as propostas dos vários partidos que se propõem às eleições”.

“Um grande desafio e oportunidade para os alunos experimentarem”, foi como Júlio Silva, da ESTA, resumiu a colaboração com estes dois órgãos de informação, tendo feito notar que, mesmo que as condições não fossem as ideais, existiu um “conjunto de sinergias que foram criadas que de alguma forma permitiram que se fosse avançando”. Na opinião do professor de Realização e Produção Televisiva, o desafio foi superado e foi uma mais valia especialmente para os alunos, que era o principal objetivo, fazendo dessa forma um balanço “bastante interessante e bastante positivo”.

O jornal mediotejo.net realizou 14 debates entre candidatos ás autárquicas entre os dias 13 a 21 de setembro, numa parceria com a Antena Livre e IPT/ESTA.

Além do trabalho visível e colocado sob escrutínio, existiu igualmente todo um trabalho de bastidores, envolvendo uma complexa produção editorial e logística, quer por parte das redações, quer por serviços externos como o da maquilhagem, assegurado por Cláudia Sofia Make Up Artist, passando pelo apoio inestimável de várias empresas da região, como a Sofalca, a Trincanela e a Robalo & Filhos, nesta tentativa de cumprir com um serviço público, que é o de contribuir para a formação de uma opinião pública mais informada, pilar fundamental da democracia.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome