Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Atletismo/Mação | Rita Mineiro e Bruno Paixão vencem corrida solidária Ares do Pinhal (C/AUDIO e FOTOS)

Decorreu no final da tarde deste sábado, 3 de junho, a segunda edição da corrida Ares do Pinhal-Professor José Maia Marques, na vila de Mação, com a participação de cerca de 150 atletas, numero que suplanta as inscrições verificadas no ano transacto. Após a caminhada, com cerca de cinquenta participantes, deu-se o tiro de partida para a prova de 10 Km, em circuito desenhado nas ruas da vila, com um grau de dureza razoável, muito por culpa das pequenas subidas, percorrido por três vezes.

- Publicidade -

O professor José Maia Marques empresta o seu nome a esta prova de atletismo que se realiza em Mação

Numa prova bem organizada, do agrado dos atletas, sagrou-se vencedor absoluto Bruno Paixão do Beja Atlético Clube seguido de Pedro Arsénio, do mesmo clube e Miguel Quaresma do Ingleses Futebol Clube.

- Publicidade -

No sector feminino brilhou a jovem Rita Mineiro do CDUL, seguida por Alexandra Oliveira do Márcio Dias Alves-Produtor e Filipa Eutiquio do Núcleo de Oeiras.
Em juniores venceram Marta Jesus do Núcleo de Oeiras e David Tavares do Ingleses Futebol Clube.

Após a largada os dois atletas do Beja Atlético Clube tomaram a dianteira e repartiram esforços, ganhando uma vantagem considerável para os perseguidores, tendo Bruno Paixão deixado para trás o seu colega Pedro Arsénio ganhando com cerca de 26 segundos de vantagem. O atleta, nascido em Fortios, Portalegre, há 32 ano, é já uma certeza do atletismo nacional, colecionando êxitos e boas marcas.

A opinião de Bruno Paixão (Beja AC) vencedor absoluto masculino da prova de 10 km:

Na prova feminina a jovem Rita Mineiro, no seu primeiro ano de sénior, teve comportamento idêntico. A atleta do CDUL, uma esperança do atletismo luso com presença nas seleções nacionais, comandou de forma categórica, não dando veleidades às adversárias.

A opinião de Rita Mineiro (CDUL), vencedora escalão feminino dos 10 km:

Registo para o aumento de participantes em relação à 1ª edição (144) e para o cariz solidário da prova com distribuição parcial do dinheiro das inscrições por três associações do concelho (Bombeiros Voluntários de Mação, Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga e o Fundo de Apoio aos Residentes Mais Carenciados da Comunidade Terapêutica Ares do Pinhal). Foram ainda atribuídos 6000 euros em prémios monetários aos atletas classificados.

A opinião de Paulo Lopes, vice-presidente da Associação Ares do Pinhal:

O evento desportivo terminou com porco no espeto e um agradável convívio entre todos os agentes envolvidos. A prova de atletismo de Mação começa a ser uma referência no panorama do atletismo regional e nacional e, segundo os dirigentes, vai ter continuidade.

A prova, que cumpriu a sua segunda edição, tem por objetivos promover o bem-estar e a atividade física na vila de Mação, bem como divulgar as estruturas locais, trazendo atletas, equipas e praticantes de desporto de todo o país.

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here