A abrantina Mariana António conquistou três primeiros lugares nos Nacionais de Atletismo de Desporto Escolar de Juvenis, que decorreram em Vagos entre 19 e 22 do corrente mês de maio.
A atleta que integra o Grupo Equipa de Atletismo do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes (Grupo Equipa treinado e orientado tecnicamente pela professora Susana Estriga), venceu as provas de Salto em Comprimento (5,51 metros), 80 metros barreiras (11,52 segundos) e integrou a equipa vencedora da estafeta 4×100 metros.
Mariana António que esteve parada aproximadamente 4 meses devido a lesão, duas semanas depois de voltar aos treinos sagrou-se Vice-Campeã Regional de Desporto Escolar do Salto em Comprimento e dos 80 metros barreiras, apurando-se para a fase nacional desta competição. A atleta federada pelo Sporting Clube de Abrantes, com apenas pouco mais de um mês de preparação consegue “arrancar” três primeiros lugares.
Para Susana Estriga, treinadora de Mariana António, os feitos da sua atleta mostram o verdadeiro potencial da jovem, pois mesmo com pouco tempo de preparação e a recuperar de lesão, consegue competir a um nível bastante aceitável.
“Nos 80 metros barreiras a marca alcançada é uma das melhores marcas realizadas em competições escolares. Temos que ter em conta que esta é uma distância que nos federados não existe no escalão de Juvenis, pelo que a sua prestação tem que ser vista como muito boa. Já no salto em comprimento é diferente. A Mariana chega a esta prova vinda de uma lesão em que esteve quase 4 meses parada, onde perdeu muita massa muscular e com níveis de força reduzidos, por isso saltar 5.51 metros, a apenas 5 cm do seu recorde pessoa, deixa grandes esperanças nesta disciplina. Isto tudo aliado ao facto de esta nem ser a especialidade em que mais aposta nos federados, não tendo um treino muito intensivo”, disse a treinadora do Grupo Equipa do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes.
Susana Estriga acrescenta, traçando uma meta. “A Mariana nesta fase da sua carreira desportiva está a trabalhar para tentar obter mínimos para o Campeonato do Mundo nos 100 metros barreiras”.
Relembre-se que Mariana António já o ano passado se tinha sagrado Campeão Nacional dos 80 metros barreiras e Vice-Campeão Mundial do Salto em Comprimento e 80 metros barreiras, nos Mundiais de Desporto Escolar que se disputaram na China.
Este ano mesmo sagrando-se Campeã Nacional, a jovem abrantina não irá participar nas provas internacionais de Desporto Escolar, pois estas são apenas para atletas nascidas em 1999 e Mariana António nasceu em 1998.
Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.