Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Atletismo: Mariana António faz o “triplete” nos Nacionais de Desporto Escolar

A abrantina Mariana António conquistou três primeiros lugares nos Nacionais de Atletismo de Desporto Escolar de Juvenis, que decorreram em Vagos entre 19 e 22 do corrente mês de maio.

- Publicidade -

A atleta que integra o Grupo Equipa de Atletismo do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes (Grupo Equipa treinado e orientado tecnicamente pela professora Susana Estriga), venceu as provas de Salto em Comprimento (5,51 metros), 80 metros barreiras (11,52 segundos) e integrou a equipa vencedora da estafeta 4×100 metros.

Mariana António que esteve parada aproximadamente 4 meses devido a lesão, duas semanas depois de voltar aos treinos sagrou-se Vice-Campeã Regional de Desporto Escolar do Salto em Comprimento e dos 80 metros barreiras, apurando-se para a fase nacional desta competição. A atleta federada pelo Sporting Clube de Abrantes, com apenas pouco mais de um mês de preparação consegue “arrancar” três primeiros lugares.

- Publicidade -

Mariana 55
Mariana António arranca forte para o ensaio… Foto Desporto Escolar

mariana 2
E voa para o primeiro lugar no Salto em Comprimento. Foto Desporto Escolar

Para Susana Estriga, treinadora de Mariana António, os feitos da sua atleta mostram o verdadeiro potencial da jovem, pois mesmo com pouco tempo de preparação e a recuperar de lesão, consegue competir a um nível bastante aceitável.

“Nos 80 metros barreiras a marca alcançada é uma das melhores marcas realizadas em competições escolares. Temos que ter em conta que esta é uma distância que nos federados não existe no escalão de Juvenis, pelo que a sua prestação tem que ser vista como muito boa. Já no salto em comprimento é diferente. A Mariana chega a esta prova vinda de uma lesão em que esteve quase 4 meses parada, onde perdeu muita massa muscular e com níveis de força reduzidos, por isso saltar 5.51 metros, a apenas 5 cm do seu recorde pessoa, deixa grandes esperanças nesta disciplina. Isto tudo aliado ao facto de esta nem ser a especialidade em que mais aposta nos federados, não tendo um treino muito intensivo”, disse a treinadora do Grupo Equipa do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes.

Susana Estriga acrescenta, traçando uma meta. “A Mariana nesta fase da sua carreira desportiva está a trabalhar para tentar obter mínimos para o Campeonato do Mundo nos 100 metros barreiras”.

Relembre-se que Mariana António já o ano passado se tinha sagrado Campeão Nacional dos 80 metros barreiras e Vice-Campeão Mundial do Salto em Comprimento e 80 metros barreiras, nos Mundiais de Desporto Escolar que se disputaram na China.

Este ano mesmo sagrando-se Campeã Nacional, a jovem abrantina não irá participar nas provas internacionais de Desporto Escolar, pois estas são apenas para atletas nascidas em 1999 e Mariana António nasceu em 1998.

mariana 4
Mariana António saltou mais uma barreira com destino ao “ouro” nos 80 metros barreiras. Foto Desporto Escolar

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome