A Junta de Freguesia de Tramagal realizou a II edição dos “10 km Freguesia de Tramagal” este domingo, dia 23 de junho, véspera do dia da comemoração do 265º aniversário da elevação a freguesia, com partidas e chegadas junto à sede da Junta, passando por várias ruas da vila. Com a participação de mais de três centenas de atletas, a organização homenageou alguns dos vultos do atletismo nacional e com ligações ao Tramagal: o professor Lara Ramos e o campeão Ricardo Alves, que também participou na entrega dos prémios, a par de outro campeão tramagalense, José Mata.
Organizada pela Junta de Freguesia de Tramagal e Associação de Melhoramentos da Freguesia de Tramagal, em parceria com a Câmara de Abrantes e Associação de Atletismo de Santarém, a corrida “10km da Freguesia do Tramagal” englobou uma caminhada de cerca de sete quilómetros e a prova principal de corrida, numa distância de 10 quilómetros, para além de provas para todos os escalões de formação.
Para os escalões mais jovens as provas iam desde os 200 metros (bambis e desporto especial) até aos 3000 metros (juvenis). Sempre divertidas as provas dos mais pequenos constituem um hino ao desporto e à alegria de competir.
Na prova principal, corrida em circuito urbano passando junto ao pinhal e vinhas, cedo se percebeu que a luta ia ser renhida com vários candidatos à vitória.
Em femininos, Maria Pinto (União FCI de Tomar), a atravessar um bom momento após arreliadora lesão, desenvencilhou-se com alguma facilidade das adversárias e venceu com cerca de cinco minutos de avanço para Marketa Martins e Cristina Pedro, ambas da Casa do Benfica de Abrantes. De referir o nono lugar à geral da vencedora.
A classificação das primeiras atletas ficou assim ordenada:
1. Maria Pinto (União FCI de Tomar) 00:38:54,916
2. Marketa Martins (Casa do Benfica em Abrantes) 00:44:02,531
3. Cristina Pedro (Casa do Benfica em Abrantes) 00:46:49,754
4. Isabel França (Ameg) 00:48:49,176
5. Alice Silva (Casa do Benfica em Abrantes) 00:49:50,762
6. Susana Pires (Casa do Benfica em Abrantes) 00:54:06,877
7. Flora Carrilho (Casa do Benfica em Abrantes) 00:54:58,954
8. Carla Lopes (Individual) 00:55:46,063
9. Paula Gomes (Casa do Benfica em Abrantes) 00:56:01,730
10. Luiza Dias (Individual) 00:56:31,683
Em masculinos logo após o tiro de partida formou-se um grupo que acabaria por ir ao pódio. Jorge Correia, Artur Pais e António Gonçalves não aguentaram o forte ritmo imposto pelo trio da frente e descolaram.
António Almeida, Pedro Januário, o vencedor da primeira edição e Octávio Vicente iniciaram a três uma corrida tática que durou até à última subida onde António Almeida (Vitória FC Trail Running) se isolou para terminar cerca de meio minuto à frente de Pedro Januário (Industrial Desportivo Vieirense) e a menos de um minuto do tramagalense Octávio Vicente (Casa do Benfica em Abrantes).
Um minuto e meio a separar o quinto do décimo demonstra como foi renhida a luta pelos lugares secundários. António Almeida fixou em 33:39,442 o recorde da prova que pertencia a Pedro Januário, 34:27,134 alcançado o ano transacto. O próprio tempo do 3º classificado deste ano, obtido por Octávio Vicente, suplantou o recorde ano transacto, em que a prova foi disputada sob uma temperatura a rondar os 40º.
A classificação final dos atletas masculinos:
1. António Almeida (Vitória FC Trail Running) 00:33:39,442
2. Pedro Januário (Industrial Desportivo Vieirense) 00:34:10,453
3. Octávio Vicente (Casa do Benfica em Abrantes) 00:34:23,004
4. Jorge Correia (Casa do Benfica em Abrantes) 00:36:31,116
5. Artur Pais (Casa do Benfica em Abrantes) 00:38:19,637
6. António Gonçalves (Ameg) 00:38:31,085
7. António Ribeiro (Individual) 00:38:44,293
8. Marco Franco (Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere) 00:38:53,265
9. João Louro (Centro Cívico de Alferrarede Velha) 00:38:59,340
10. Hugo Matos (Centro Cívico de Alferrarede Velha) 00:39:49,814
Fomos ouvir Octávio Vicente, atleta da casa, que se prepara para viajar para a Madeira porquanto está selecionado pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno para o Europeu de Biatle/Triatle Moderno:
Tramagal | Grande Prémio de Atletismo do Tramagal: Octávio Vicente
Publicado por mediotejo.net em Domingo, 23 de junho de 2019
Na entrega de prémios onde estava presente o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, entre outras individualidades, foi prestada homenagem a dois vultos do desporto em Tramagal: o Professor Lara Ramos, técnico de atletismo que iniciou a sua carreira em Tramagal, e Ricardo Alves, velocista de alta performance, campeão nacional que se iniciou no Tramagal Sport União antes de rumar ao Benfica e Sporting.
Excelente organização, tempo ameno e uma agitação inusitada na Vila Convívio levam a pensar que esta iniciativa tem futuro numa terra que tantos campeões deu ao Atletismo.
FOTOGALERIA:
*Com David Belém Pereira (Fotos e vídeo).
Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.