Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Associação Vidas Cruzadas arranca com novo projeto no dia do 9º aniversário, por Vânia Grácio

É no dia em que celebramos o nosso nono aniversário que arrancamos com o desenvolvimento da Rede Local de Intervenção Social  – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (RLIS – SAAS) em Abrantes. Esta é uma metodologia de trabalho que há muito era desejada no nosso território. Já se pensava este tipo de intervenção integrada, com mais ou menos nuances, há muito tempo.

- Publicidade -

Abrantes tem o privilégio de ter uma forte Rede Social com vários agentes ativos na comunidade. Isso é muito positivo para as pessoas, mas por outro lado leva a que exista a necessidade de uma maior articulação entre todos os agentes socias, de forma a rentabilizar ao máximo os recursos e as sinergias de cada um, não duplicando apoios e tentando chegar ao máximo de pessoas possível.

A RLIS – SAAS vem trazer-nos esta possibilidade. É um modelo integrador da intervenção social. O objetivo é que exista apenas uma “porta de entrada” para todos os pedidos de apoio. Depois de analisados os casos, acompanham-se as situações no terreno, com o apoio dos parceiros locais que melhor resposta têm para cada caso. Neste sentido, foram já realizadas várias reuniões de trabalho com várias entidades locais, nomeadamente as freguesias, o município e a Segurança Social, de modo a operacionalizar o desenvolvimento desta nova metodologia de trabalho. Vamos continuar a reunir com outros parceiros locais.

- Publicidade -

Para além das pessoas se poderem dirigir à sede da RLIS – SAAS em Abrantes, na Rua de S. Domingos, junto ao Tribunal, a equipa dirige-se mensalmente às várias freguesias do concelho, tendo 16 polos de atendimento descentralizado.

Porque entendemos que o serviço é para as pessoas, quisemos ter pelo menos dois dias de atendimento mais alargado, para possibilitar a todos e a todas o acesso ao mesmo. Neste sentido, às segundas e quintas-feiras o atendimento funciona entre as 9h30 e as 19h00, sem interrupção para almoço, e às terças, quartas e sextas entre as 13h00 e as 17h00 nas instalações de Abrantes. Às terças, quartas e sextas entre as 10h00 e as 13h00 estaremos nas freguesias. Os dias de atendimento estão já definidos para todo o ano de 2016 e poderão ser consultados nos locais de atendimento ou no nosso site (www.associacaovidascruzadas.org).

Para o sucesso deste projeto, contamos obviamente com o envolvimento e comprometimento de todas as entidades do nosso território, tendo a comunicação social também aqui um papel importante, na divulgação deste serviço.

Com nove anos de existência e nove colaboradores (as) a tempo inteiro, a Associação Vidas Cruzadas desenvolve a sua atividade em todo o concelho de Abrantes, na área da promoção e proteção dos direitos das crianças, com o desenvolvimento da resposta CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e na área do apoio à família e à comunidade, com o desenvolvimento da Loja Social, do Centro de Recursos de Ajudas Técnicas, do Banco de Livros Escolares e com a integração do projeto Bairro conVida.

Desejamos continuar ativos na nossa comunidade, disponíveis para “arregaçar mangas” e proporcionar melhores condições de vida às pessoas. Continuamos a contar com o apoio de todos (as) para o sucesso do nosso trabalho.

Vânia Grácio é Assistente Social e Mediadora Familiar e de Conflitos.
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós Graduada em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Gestão de Instituições de Ação Social pelo ISLA. Especializou-se na área da Mediação de Conflitos pelo Instituto Português de Mediação Familiar e de Conflitos.
Trabalha na área da Proteção dos Direitos da Criança e da Promoção da Parentalidade Positiva. Coloca um pouco de si em tudo o que faz e acredita que ainda é possível ver o mundo com “lentes cor-de-rosa”. Gosta de viajar e de partilhar momentos com a família e com os amigos (as). Escreve no mediotejo.net ao sábado.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome