Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Assembleia Municipal de Mação aprova Programa “Jovem Autarca”

Foi hoje apresentado para discussão e votação em sessão ordinária da Assembleia Municipal de Mação, no Salão Nobre, o Programa “Jovem Autarca de Mação”, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade.

- Publicidade -

A proposta pretende que a idade assinalada para participação seja até aos 18 anos e que abranja essencialmente alunos do ensino secundário. O valor estipulado é de 10 mil euros para o programa selecionado.

O objetivo passa por ”tentar que sejam mais participativos na nossa vida política, estipulámos um valor e estamos agora à espera das ideias e da participação que vá ter. Porque não temos assim tantos jovens, e temos sempre algum receio que a afluência a estes programas não seja muito elevada”, acrescentou o vereador Vasco Marques (PSD).

- Publicidade -

“Este programa fazia parte dos nossos objetivos durante este mandato, ou um programa similar, que envolvesse de alguma forma os jovens do nosso município na atividade autárquica”, referiu o vereador, enquadrando a proposta para deliberação.

Segundo o vereador da CM Mação “seria uma pequena experiência que gostaria de levar a cabo este ano, isto porque o nosso mandato está a pouco mais de um ano de terminar”.

A proposta de execução deste programa sucede depois de uma tentativa do município em “conciliar a nossa realidade em termos de população jovem, tentámos conciliar aqui um pouco uma ideia de orçamento participativo ou executivo jovem, e desta forma tentamos trazer os jovens à discussão das nossas matérias políticas, à discussão dos interesses que eles poderão querer defender para o seu município e trazê-los até nós”, referiu Vasco Marques.

 

Este programa “Jovem Autarca” é empreendido pelo concelho de Santa Maria da Feira desde 2015 e consiste numa iniciativa que segue o processo eleitoral, campanha, debates e eleição e permite que uma equipa de jovens, entre os 12 e os 18 anos, (o autarca e os seus vereadores) se assuma como uma voz da sua geração, gerindo um orçamento de 10 mil euros, para o cumprimento do programa eleitoral selecionado.

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome