Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“ARTSPACE”, por Armando Rebelo

Regressando às minhas crónicas neste criterioso site, irei hoje escrever sobre arte envolvida com a natureza.

- Publicidade -

No sopé da Serra D`Aire, um empresário artista, ligado a outros misteres por tradição familiar, que são as peles, construiu um espaço múltiplo, onde a pele se dualiza em dois grandes vetores, que são a sua utilização na indústria da moda e as artes plásticas na sua mais pura essência.

O seu nome é João Carvalho, sendo uma personagem apaixonada pela arte do nu e também pelo emprego da pele nas múltiplas variações que a moda utiliza. Criou uma estrutura, arquitetonicamente invulgar que se enquadra no maravilhoso meio ambiente, que é o Vale em frente da Serra D`Aire.

- Publicidade -

Em termos de moda as suas criações são conceituadas em todo mundo, dado ter uma estrutura tecnologicamente ímpar, tendo clientes em todos  em todos os continentes. Mas o empresário João de Carvalho tem uma alma de artista e decidiu no mesmo edifício por ele idealizado, de forma singular, abrir uma galeria à qual decidiu chamar o “Nu Eterno”, que é apenas e simplesmente um antro onde a arte em obras em pele representam variados universos do corpo humano. Isto é inédito, mas é igualmente uma prestigiante elevação à anatomia humana da mulher e do homem.

Por esta Galeria já passaram alguns nomes famosos da pintura e escultura, além do próprio João de Carvalho, cuja temática e base é a pele na sua mais singular forma na arte plástica. Tal como nos tempos ancestrais, o nu puro e simples apresenta-se ali nas obras deste artista como uma inspiração e criatividade invulgares. Igualmente na entrada deste edifício, o artista amante dos cactos, criou um jardim único, que eu conheça, onde existem plantas desta espécie vindas de todos os cantos do mundo, que sobrevivem numa harmonia plena, inserida nesta Serra que é a Serra D`Aire.

As suas exposições são permanentes, tendo sido admiradas em outras galerias mundiais.

Vale a pena ir à Gouxaria, que fica no concelho de Torres Novas, a caminho de Minde e respirar o oxigénio imanado da natureza e a beleza plástica que o ser humano pode criar, todo este complexo inserido numa arquitetura, duma modernidade que não choca e onde a Arte e a Pele são binómios a admirar nesta zona do País.

Artspace está aberta todos os dias, exceto domingos e feriados. Artspace um espaço digno de visitar e cujo o email é : artspace@joaocarvalho.pt

Nasceu em Tomar em 1945. Jornalista reformado, colaborou com diversos órgãos de comunicação social regionais e nacionais, onde foi repórter, redator gráfico, bem como locutor e realizador de TV no Canadá.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome